Petistas criticam “veto cruel” de Bolsonaro à ajuda financeira para profissional de saúde incapacitado por Covid-19

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara criticaram o veto integral do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei (PL 1826/2020), de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que visa uma compensação financeira, a ser paga pela União, aos profissionais e trabalhadores de saúde por terem trabalhado no atendimento direto a pacientes acometidos pela Covid-19, tornando-se permanentemente incapacitados para o trabalho. Em caso de óbito o cônjuge, companheiro ou seus dependentes receberiam o auxílio.

Para o autor do projeto, Reginaldo Lopes, Bolsonaro é inimigo da saúde pública e com sua caneta desampara milhões de pessoas. “Desde o princípio, Bolsonaro negligenciou o combate à pandemia. Descumpriu recomendações de saúde e incitou aglomerações. Fez de tudo para atrapalhar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras que se dedicam a salvar vidas. Agora, veta o projeto que foi aprovado para garantir indenização aos profissionais afetados diretamente pela pandemia e as suas famílias em caso de morte”. O parlamentar garantiu que vai lutar para derrubar o veto do “presidente irresponsável”.

O ex-ministro da saúde, deputado Alexandre Padilha (PT-SP), denuncia o descaso de Bolsonaro com os profissionais de saúde e seus familiares. “Bolsonaro com a sua caneta mais uma vez revela o desprezo pela morte dos quase 100 mil brasileiros e brasileiras pela Covid-19 e o desprezo pelos trabalhadores de saúde que estão na linha de frente deste atendimento. Nenhuma das alegações no veto de Bolsonaro foram apresentadas durante a tramitação no Congresso Nacional. É uma grande demonstração de que ele também não respeita a posição quase unanime do Congresso Nacional de aprovar mais um projeto, no qual eu sou autor, que garantia um benefício aos trabalhadores e trabalhadoras vítimas da covid-19”. O deputado teve seu projeto de lei (PL 1967/20), que concede pensão especial a familiares de profissional de saúde que morra de Covid-19, apensado ao PL vetado.

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), afirma que o veto é cruel. “O veto de Bolsonaro à indenização aos profissionais de saúde incapacitados pela Covid-19 foi cruel. Mostra o desrespeito do presidente com quem está na linha de frente de combate ao vírus. Para Bolsonaro, é cada um por si e Deus por todos. Só não mexam com a família dele”.

Desrespeito aos trabalhadores

Para o deputado Carlos Veras (PT-PE), o presidente da República não reconhece o trabalho daqueles que arriscam suas vidas. “Com veto à indenização de profissionais de saúde incapacitados ou a seus familiares em caso de morte por covid-19, Bolsonaro não reconhece o esforço de trabalhadores e trabalhadoras que arriscam a própria vida para salvar o povo da pandemia. Vamos lutar para derrubar o veto!”

“O veto de Bolsonaro à indenização aos profissionais de saúde incapacitados pela Covid-19 é um desrespeito com quem está na linha de frente do combate à pandemia. A pergunta é: se fosse para os militares a decisão seria a mesma?”, questiona a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) em suas redes sociais.

A deputada Luizianne Lins (PT-CE) lamentou o veto de Bolsonaro. “Pessoas que dão a vida para salvar os pacientes de covid19 recebem do antimessias Bolsonaro ingratidão e descaso. Ele vetou indenização para trabalhadores da saúde incapacitados pela doença. Triste”.

O deputado Padre João (PT-MG) disse que Bolsonaro prova sua ingratidão com o povo brasileiro e continua minimizando a pandemia. “É lamentável que este governo tenha vetado ajuda financeira para profissionais de saúde que tenham ficado incapacitados nesta luta para salvar vidas. Bolsonaro, mais uma vez, prova sua ingratidão para com o povo e minimiza os impactos da Covid-19”.

“Bolsonaro desumano veta ajuda a trabalhadores da saúde atingidos pelo Coronavírus”, escreveu o deputado Rui Falcão (PT-SP) em seu Twitter.

Lorena Vale

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex