Parlamentares do PT na Câmara e no Senado querem a punição dos golpistas que atentam contra a democracia
Movimentos populares, incluindo as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocaram o Dia de Mobilização Nacional para o próximo dia 23 de março, com manifestações programadas em diversas capitais e cidades. Parlamentares da Bancada do PT na Câmara e no Senado Federal convidam todos os brasileiros e brasileiras para defender a democracia no País e exigir a punição daqueles que atentaram contra o Estado Democrático de Direito.
“Ditadura nunca mais. Para que não se esqueça e nunca mais aconteça. É por isso que no próximo dia 23 de março, sábado, vamos ocupar as ruas Brasil afora, unindo os movimentos sociais, os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. Vamos reagir e exigir a punição daqueles e daquelas que atentaram contra o Estado Democrático de Direito. Junte-se a nós nessa caminhada”, afirmou o líder Odair Cunha (MG).
A democracia depende de nós
Em uma postagem em suas redes sociais, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), fez um alerta contundente: “Sem punição justa e pedagógica para todos, do chefe aos executores, dos financiadores aos propagandistas, dos cúmplices aos omissos, eles não vão desistir”.
Ela também convidou os brasileiros a participarem das manifestações, ao destacar que “É o nosso Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Democracia. Golpe nunca mais, sem anistia. Consulte aí na sua cidade onde será o ato. Pegue sua bandeira e vá participar. A Defesa da Democracia depende de nós, da nossa mobilização e da nossa força”.
Ditadura nunca mais
Beto Faro, líder do PT no Senado, afirma que o povo brasileiro precisou dar “o próprio sangue para garantir a volta da democracia no nosso país”. Para o senador, o marco desse 23 de março “é um lembrete para nos mantermos sempre alertas, sempre abominando qualquer tentativa de glorificar um dos períodos mais trágicos do Brasil”. Beto Faro enfatiza: “Os que tentaram resgatar essa página triste da nossa história jamais prevalecerão. Por isso, convoco todos e todas para reforçarem em alto e bom som: ditadura nunca mais e sem anistia a golpistas”, disse o líder petista.
O senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que é necessário recordar constantemente as ditaduras, os golpes de Estado e os ataques aos direitos humanos “para evitarmos que essas partes dolorosas da nossa história sejam esquecidas e que jamais voltem a acontecer. A memória viva restabelece a verdade e a justiça.”
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse que “estaremos em um só coro em diversas cidades brasileiras, levantando nossas vozes em defesa da democracia e contra qualquer forma de autoritarismo. Estaremos nas ruas, unidos em solidariedade, lembrando a importância de continuarmos firmes na luta pela liberdade, pelos direitos humanos e pela justiça social.”
Carvalho afirma que os brasileiros não aceitarão retrocessos e não permitirão que o país volte a viver sob o jugo de uma ditadura. “Estaremos nas ruas reafirmando que o Brasil jamais deverá repetir os erros do passado e que estaremos sempre vigilantes para proteger e fortalecer nossas instituições democráticas.”
O senador Humberto Costa (PT-PE) observou que os atos do dia 23 “são manifestações para celebrar a liberdade, a Constituição, e dizer que não aceitamos mais ameaças à democracia brasileira, como as que vivenciamos recentemente perpetradas por Bolsonaro e sua horda de golpistas, as maiores desde o fim da ditadura militar. O Brasil não tem mais espaço para ditadores ou arroubos despóticos. E não pode mais deixar que os que ousem derrubar o Estado de Direito fiquem impunes. Não haverá anistia para golpista.”
“Os porões da ditadura foram fechados, mas o conservadorismo e o saudosismo a esse período tão obscuro do Brasil seguem presentes em uma parcela da nossa população. Por isso, as manifestações da sociedade contra a ditadura são bem-vindas e demarcam que a memória está viva e não será apagada”, salientou a senadora Teresa Leitão (PT-PE)
Confira as cidades, locais e horários:
BA – Salvador – Largo do Pelourinho | 15h
DF – Brasília – Funarte | 16h
MA – São Luís – Praça Deodoro | 9h
MG – Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos | 9h
MS – Campo Grande – Praça do Rádio | 9h
PA – Belém – Escadinha | 9h
PE – Recife – Praça do Derby | 10h
RJ – Rio de Janeiro – Uruguaiana com Presidente Vargas | 10h
SP – São Paulo – Largo São Francisco | 15h
Lorena Vale com PT no Senado e PT Nacional