PEC que limita gastos de Saúde vai “inevitavelmente fechar portas no SUS”, alerta Solla

jorgesolla gustavoB

Em sessão do Congresso Nacional de análise de vetos o deputado Jorge Solla (PT-BA) fez um duro pronunciamento contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada nesta terça-feira (24) pelo presidente interino Michel Temer (PMDB) que limita ao índice da inflação o crescimento dos gastos em saúde e educação. “Inevitavelmente, isso significa unidades de saúde fechando as portas. É a materialização da redução do SUS que o ministro da Saúde propôs na semana passada e, depois, envergonhado, fez de conta que recuaria”, disse.

O deputado explicou que a inflação dos custos da saúde (em 2015 foi de 19,5%) tem sido há mais de uma década superior ao índice de inflação geral da economia (IPCA foi de 10,6%). “É um setor que tem uma incorporação tecnológica constante, nos equipamentos, nos fármacos, na especialização da mão de obra, e isso tem reflexo nos custos. Temos uma tabela do SUS que precisa ser reajustada, mas essa PEC segue no caminho contrário, de sufocar completamente o SUS”, disse.

“Se a PEC passar no Congresso, serviços fecharão e o SUS diminuirá de tamanho. É esse o projeto de estado mínimo que eles vão impor ao Brasil sem tê-lo apresentado nas urnas. Também por isso é golpe, porque quem sofre é de fato a população pobre. Isso mais que nunca está cristalino, escancarado. É a conta dos empresários que bancaram o impeachment”, disse.

O deputado destacou que durante os governos Lula e Dilma o Orçamento da Saúde teve um crescimento real de 70%. Para garantir a longevidade da expansão, a Câmara aprovou no mês passado, por unanimidade, o primeiro turno da PEC 01/2015, que ampliava a vinculação de recursos para a Saúde de 14,1% para 19,4% da Receita Corrente Líquida, garantindo mais 50% de aumento real no setor nos próximos 7 anos.

“Uma PEC que foi construída pelos movimentos sociais no Saúde Mais Dez, que agora pode ir para o lixo se a população não gritar mais alto. O PSDB, o DEM, o PMDB, que foram para a tribuna fazer discurso em favor da PEC 01 e que votaram sim no primeiro turno, agora calam covardemente. Aprovar a PEC de Temer e arquivar a PEC 01 é símbolo da frouxidão moral desta direita”, lamentou.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex