PEC das Terras Indígenas terá nova comissão especial e petistas afirmam que a proposta é inconstitucional

indios 15 12
 
A deputada Erika Kokay (DF) e os deputados Padre João (MG) e Ságuas Moraes (MT) serão os representantes titulares da Bancada do PT na comissão especial que analisará a proposta de emenda a Constituição (PEC 215/00). A PEC, chamada de PEC das Terras Indígenas, transfere do Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a criação e a modificação de terras indígenas, quilombolas e áreas de proteção ambiental.
 
A Bancada da PT tem posição contrária ao mérito da PEC que quase foi aprovado no final do ano passado, em comissão especial, por manobras da bancada ruralista. “A PEC é inconstitucional, não resolve os conflitos de terra e ainda abre precedente para retirada de direitos dos povos indígenas”, afirmou o deputado Ságuas. 
 
A deputada Erika Kokay, que trabalhou incansavelmente na legislatura passada contra a aprovação da PEC 215, foi categórica: “Aprovar essa proposta dos ruralistas equivale a rasgar a Constituição e ameaça gravemente a sobrevivência dos povos indígenas e quilombolas”.  
 
O deputado Nilto Tatto (PT-SP), que participará do colegiado como suplente enfatizou que a PEC 215 rompe o acordo construído e estabelecido na Constituição de 1988.  “O Brasil fez um contrato com os índios que a bancada ruralista quer derrubar”, denunciou. Ele lembrou compromisso histórico que o PT tem com a causa indígena e disse que no colegiado irá dialogar e buscar as saídas necessárias. 
 
“Temos que encontrar saída para áreas onde há conflito hoje e não aprovar uma PEC que coloca em risco aquilo que já está tranquilo do ponto de vista do direito assegurado, das áreas que já estão consolidadas e tituladas. A PEC só vai criar outros problemas”, alertou Nilto Tatto.
 
Ságuas Moraes também defende o entendimento e o diálogo para encontrar a soluções que contemple os pequenos agricultores que atualmente possuem propriedades em territórios indígenas, “mas sem retroceder em direitos e sem retirar prerrogativas que são exclusivas do Poder Executivo”, enfatizou.
 
Os deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Luiz Couto (PT-PB) e Paulo Teixeira (PT-SP), também integrarão a comissão como suplente. 
 
Frente Parlamentar – Na próxima terça-feira (17) será recriada na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas. A iniciativa é do deputado Ságuas, que deverá ser confirmado como coordenador da frente. O ato, às 17h, no hall da Taquigrafia, contará com a presença de entidades da sociedade civil e autoridades do Legislativo e Executivo.
 
Vânia Rodrigues, com Assessoria de Imprensa 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100