Paulão e Alencar Santana querem convocar General Heleno para explicar sigilo sobre gabinete de Bolsonaro no Rio

Fotos: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Os deputados Paulão (PT-AL) e Alencar Santana Braga (PT-SP) – líder da Minoria na Câmara – apresentaram requerimento solicitando que o ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) seja convocado para dar explicações à Câmara Federal. O tema é o sigilo de cinco anos imposto pelo Palácio do Planalto a informações referentes a funcionários lotados no gabinete regional da Presidência no Rio de Janeiro, como informou O Globo, em reportagem publicada ontem (11 de maio).

“Criado em janeiro de 2019, por um dos primeiros atos presidenciais, o Gabinete Regional já custou R$ 1,7 milhão só em salários pagos aos quatro servidores e jamais foi usado oficialmente pelo presidente Jair Bolsonaro, segundo informa a própria Secretaria-Geral do Palácio do Planalto, que cuida das questões administrativas da Presidência”, destacam os parlamentares no requerimento.

Quem são?

Paulão e Alencar Santana também protocolaram requerimento de informações para Heleno. No documento, os deputados questionam quem são os servidores que prestam serviços no Gabinete Regional da Presidência no Rio e pedem detalhes sobre os cargos que ocupam, se são comissionados ou efetivos da Presidência, e a quem estes servidores estão subordinados.

Os parlamentares indagam ainda qual é o fundamento da classificação em grau de reservado atribuída às informações atinentes a tais servidores?

Publicidade na administração

Na justificativa dos requerimentos, Paulão e Alencar Santana afirmam que “contrariando, mais uma vez, o princípio constitucional da publicidade na administração pública, o governo classificou, com grau de sigilo reservado (cinco anos), informações referentes aos servidores lotados no Gabinete Regional da Presidência da República na cidade do Rio de Janeiro. Eles citam a matéria do jornal O Globo, que trouxe a público no dia 11 de maio de 2022, que atuam naquele gabinete, em tese, quatro servidores, todos portando crachá da Presidência da República, com atribuições desconhecidas e nunca vistos nas dependências do edifício do Palácio da Fazenda.

“Na prática, concretamente, a equipe de reportagem não conseguiu encontrá-los, apesar das reiteradas tentativas. Tampouco recebeu as informações requeridas via Lei de Acesso à Informação (LAI), limitando-se o Gabinete de Segurança Institucional a responder que os nominados no pedido de informação constam no banco de dados como servidores da Presidência da República e os ativos do banco de dados dos servidores públicos, terceirizados, prestadores de serviço, estagiários, profissionais de imprensa e colaboradores voluntários, que exercem suas funções no Palácio do Planalto, estão classificados com o grau de sigilo reservado”.

Paulão e Alencar Santana destacam que a LAI, no seu art. 3º, destina-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, com observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção, bem como o desenvolvimento do controle social da administração pública.

“Depreende-se, logicamente, que o caráter sigiloso pode ser imposto, excepcional e motivadamente, quando imprescindível à segurança da sociedade ou do Estado. Logo, indagam-se os motivos que justificam e legitimam o grau de sigilo reservado atribuído às informações relativas à equipe do Gabinete Regional, de forma que este não reste contaminado pela má reputação dos gabinetes ‘das sombras’ e ‘do ódio’ ligados, se não à instituição Presidência, ao Senhor Presidente da República”, afirmam no requerimento.

Para os parlamentares petistas, cabe à Câmara requerer do ministro General Heleno, os esclarecimentos devidos ao Parlamento e à sociedade brasileira. Eles afirmam ainda que cabe à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional ouvir o ministro, para que ele tenha a oportunidade de prestar os esclarecimentos.

 

Leia a íntegra das ações:

RIC GSI_Sigilo Gabinete Regional PR no Rio de Janeiro

REQ Convocação_GSI AUGUSTO HELENO_Sigilo Gabinete Regional PR no Rio

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100