Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Paulão (PT-AL) ocupou a Tribuna da Câmara para denunciar os problemas de gestão da segurança pública no estado de Alagoas, governado pelo ex-senador Teotônio Vilela (PSDB), a despeito das parcerias e dos recursos do governo federal. O petista afirmou que atualmente o estado apresenta delegacias superlotadas, com presos amontoados uns sobre os outros, conforme mostraram reportagens recentes de meios de comunicação.
“Isso desrespeita qualquer preceito dos direitos humanos; é lamentável a falta de sensibilidade. E não é falta de recursos ou parceria com o governo federal. O Plano Brasil Mais Seguro foi lançado, como experiência piloto, em Alagoas. Nesses dois últimos anos, o estado recebeu do governo federal, em média, 300 milhões de reais”, explicou.
Segundo o parlamentar, esses recursos foram aplicados em duas ações: primeiro, o governo locou, nos três primeiros meses, 36 aeronaves; depois veio a diária para a Força Nacional. Apesar disso, destacou Paulão, a violência só aumentou. “Conforme estudo do Mapa da Violência da ONU, Alagoas, que é um estado pequeno geograficamente, tem seis municípios entre as 100 cidades mais violentas”.
PT na Câmara