Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, é o primeiro parlamentar do PT de Alagoas eleito para a Câmara dos Deputados. Paulão é formado em direito pela Faculdade de Maceió (FAMA), com pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico pela Uniderp.
Aos 25 anos, assumiu a vice-presidência da Associação dos Técnicos Industriais de Alagoas – ATIAL. Em 1984, tornou-se Diretor de Esportes da Associação dos Técnicos Industriais de Alagoas e, em seguida, foi eleito presidente da ATIAL. No ano seguinte, filiou-se ao PT.
Em 1987 até 1993, assume a presidência do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, com mandato que duraria sete anos.
De 1994 até 1995, torna-se Secretário de Imprensa da Central única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT/AL).
Nos dois anos seguintes, é eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas – CUT/AL.
Aos 40 anos, candidata-se a vereador e inicia seu primeiro mandato da Câmara Legislativa de Maceió pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Aos 42 anos, ganha as eleições para Deputado Estadual na cidade de Maceió/AL. É reeleito mais duas vezes para o cargo, em 2003 e
2007, encerrando o mandato em 2010.Em 2003, com 46 anos, torna-se Presidente do Partido dos Trabalhadores de Alagoas (PT/AL)
Assume, enquanto suplente, o mandato de Deputado Federal. Ganha destaque nos dois anos de legislatura, sendo relator do Plano Safra 2013-2014 para a agricultura familiar e apresentou várias matérias, a exemplo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2014, que fixa parâmetros para a remuneração das carreiras do Fisco e da PEC 300/2013, que estabelece a inelegibilidade do cônjuge e de parentes em 1° grau entre si na disputa de cargos do Poder Executivo em eleições concomitantes.
É eleito como Deputado Federal e permanece no Congresso representando o estado de Alagoas.
Em 2019 ganha novamente as eleições e permanece atualmente ocupando o cargo em Brasília.
Nesse ano, foi escolhido como titular na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) e presidiu a comissão mista que trata da MP 888/2019, que visa a reestruturação e organização do quadro de servidores da DPU.
Foi reeleito em 2022 com 65.814 votos.
https://twitter.com/paulaodopt