Parlamentares querem impedir emendas durante intervenção

O senador Paulo Paim (PT-RS) e o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo (18) que o Poder Judiciário impeça Michel Temer de utilizar politicamente o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro para tentar aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287/2016) – Reforma da Previdência – no Congresso Nacional.

Os parlamentares – membros da Assembleia Nacional Constituinte que produziu a atual Constituição do País – pedem ao Judiciário, por meio de mandado de segurança, que seja proibida qualquer tentativa de alteração constitucional durante a vigência da intervenção e também a proibição da revogação ou suspensão do ato presidencial até a declaração do fim da situação que motivou a intervenção federal no Rio de Janeiro.

Na avaliação dos parlamentares, a suspensão temporária do decreto, o que abriria uma espécie de janela para aprovação da reforma da Previdência, provocaria uma alteração constitucional que geraria “precedentes perigosíssimos”.

“É nosso dever alertar a sociedade que interromper temporariamente a intervenção para que a reforma da Previdência seja votada, como quer o governo, é irresponsável. Uma total agressão a nossa democracia e aos direitos da cidadania brasileira”, disse o senador Paulo Paim.

O mandado de segurança, de acordo com os parlamentares, visa garantir a integridade da Constituição e do processo legislativo de emenda constitucional, conforme o parágrafo 1° do art. 60 da Constituição de 1988. Isso porque, na última semana, Michel Temer manifestou a intenção de revogar o decreto de intervenção federal de forma temporária para fazer aprovar a PEC 287.

“A Constituição veda qualquer mudança em seu texto em um momento em que pacto federativo e democrático foi quebrado, como em período de intervenção. Como os motivos que levaram à intervenção continuam os mesmos, qualquer revogação proposital seria inconstitucional”, garante Diego Cherulli, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Confira a íntegra do mandato de segurança

 

Do PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100