Parlamentares da bancada do PT na Câmara protestaram nas redes sociais contra a apreensão do passaporte do ex-presidente Lula determinada, na semana passada, pelo juiz substituto da 10.ª Vara do Distrito Federal, Ricardo Leite. A decisão impediu a ida do petista para a Etiópia. O ex-presidente iria participar, a convite da União Africana, da reunião de alto nível sobre o combate à fome em Adis-Abeba, na Etiópia.
A experiência do Brasil no combate à fome e à pobreza nos governos do PT é tomada como exemplo pelos países africanos e de outros continentes. Há 5 anos o Instituto Lula selou uma importante parceria com a União Africana e a FAO/ONU, para o desenvolvimento de políticas sociais e programas contra a fome naquele continente.
Lembrou a deputada Maria do Rosário (PT-RS) o tratamento diferenciado dado à ex-mulher de Eduardo Cunha, condenado a mais de 300 anos de prisão. “Claudia Cruz, que gastou milhões de dinheiro da corrupção de Cunha, tá com passaporte liberado pra ir a Miami fazer mais comprinhas com dinheiro desviado. Lula, contra quem não há provas de nada, não pode ir à ONU contribuir com sua principal causa para o mundo: o fim da fome!”, protestou.
Para o deputado Pedro Uczai (PT-SC), “o juiz pede para recolher passaporte do presidente Lula em mais um caso evidente de perseguição e abuso de autoridade. O efeito desses delírios institucionais contra Lula será ao contrário do que vocês querem. Vocês estão construindo um novo mártir!”, avisou.
“A apreensão foi autoritária e só reforça nossa tese de perseguição às garantias fundamentais do ex-presidente. No afã de destruir Lula, acabam por transformá-lo em mártir!”, disse a deputada Erika Kokay (PT-DF).
Já o deputado Marco Maia (PT-RS) opinou que Lula não deveria entregar seu passaporte. “A hora é de rebeldia. Os fascistas estão se excedendo em muito. Ultrapassando todos os limites!! Ao mexerem no formigueiro terão de aguentar as formigas!!”.
Helder Salomão (PT-ES) lembrou que Lula falou por videoconferência aos líderes reunidos pela FAO na Etiópia. “Podem perseguir, condenar e humilhar, mas nunca vão conseguir tirar de Lula o carinho e gratidão do povo brasileiro nem seu prestígio no mundo”, disse.
PT na Câmara