Parlamentares e representantes da sociedade civil entregam carta a embaixador de El Salvador em defesa de Vanda Pignato

Reprodução - Vanda Pignato - entrevista concedida à Rede TVT, em 22 de abril de 2021.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e as deputadas Lídice da Mata (PSB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), além de representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entregam nesta terça-feira (16) ao embaixador de El Salvador, em Brasília, uma carta em defesa da liberdade de Vanda Pignato, ex-primeira dama daquele país. Brasileira, mas naturalizada salvadorenha, Vanda sofre restrição de liberdade devido a uma perseguição judicial após a saída do poder da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN).

Após a audiência com o embaixador Victor Lagos Pizzati, requerida por Paulo Teixeira, os parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil brasileira também vão divulgar uma Carta Aberta às Amigas e Amigos da ex-primeira-dama. Além da defesa de Vanda, que é ativista dos direitos humanos e foi ministra da Inclusão Social no País, o documento conclama a todos os ativistas, amigas e amigos da ex-primeira-dama a realizarem atos em sua defesa ao redor do mundo.

O ex-reitor da UnB José Geraldo de Souza Jr vai representar a OAB na audiência enquanto o jornalista Helio Doyle representará a ABI. A CNBB ainda não definiu o seu representante.

Biografia de Vanda Pignato

Nascida em São Paulo, Vanda Pignato se tornou salvadorenha por nacionalização. Ativista política desde a adolescência, formou-se em Direito e dedicou-se à Defesa dos Direitos Humanos, tanto no Brasil como na América Latina. Em 1992 mudou-se para El Salvador e lá, até 2009, foi Diretora do Centro de Estudos Brasileiros na Embaixada do Brasil.

De 2009 até 2014, como primeira-dama, foi secretária de Inclusão Social da Presidência da República de El Salvador e presidenta do Instituto Salvadorenho de Desenvolvimento da Mulher (ISDEMU) no governo de Maurício Funes. Depois, seguiu nas mesmas funções, de 2015 a 2019, no governo do presidente Salvador Sánchez Cerén.

Durante sua gestão, Vanda criou e implementou em todo o país o Programa Ciudad Mujer, reconhecido como modelo de políticas públicas de gênero por organismos internacionais e principalmente, unanimidade entre as mulheres salvadorenhas. A brasileira naturalizada também articulou leis e medidas de proteção à mulher, à população idosa e contra todas as formas de discriminação com base no gênero e orientação sexual. Vanda também combateu as oligarquias locais, máfias e grupos criminosos existente naquele país.

Após a saída do poder de seu agrupamento político de esquerda, a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), a ex-primeira-dama começou a ser alvo de sistemática perseguição política e judicial, a exemplo do que ocorreu no Brasil com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Serviço

*Encontro com Embaixador de El Salvador no Brasil

*Dia: 16/11/21 (terça-feira)

*Hora: 11h ao Embaixador Salvadorenho no Brasil

*Local: Embaixada de El Salvador – Endereço Embaixada: SHIS QI 09, conjunto 02, casa 15, Lago Sul, Brasília

 

Redação do PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100