Parlamentares e entidades destacam mobilização contra PEC 206 e cortes no orçamento da Educação  

Núcleo de Educação da Bancada do PT. Foto: Layla Andrade

Em reunião do Núcleo de Educação da Bancada do PT, nesta terça-feira (31), parlamentares e representantes de entidades educacionais e estudantis destacaram a necessidade de mobilização contra a proposta de emenda à Constituição (PEC 206/2019). A PEC que propõe a cobrança de mensalidade nas universidades públicas está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O corte de R$ 3,2 bilhões no orçamento da Educação, anunciado pelo governo na semana passada, também esteve em debate. Os presentes destacaram a importância da luta contra essa retirada de recursos das universidades federais, institutos federais e educação básica.

Coordenadora da reunião, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) informou que parlamentares do PT que compõem a CCJ articularam a realização de audiência pública no âmbito da Comissão, para debater a PEC. “A base do governo queria aprovar de forma rápida e sem debate. Nossa luta está sendo para debater ao máximo e segurar a votação”, afirmou.

A deputada observou como fundamental a mobilização da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), assim como das entidades que representam os profissionais da educação contra a PEC 206 e contra os cortes.

Calendário de mobilizações

O representante da UNE Patrick Cesário informou que a UNE aprovou calendário de mobilizações. “O movimento estudantil está fazendo o debate nas universidades e no dia nove de junho haverá uma grande mobilização nacional contra essa tentativa de cobrança de mensalidade, bem como contra os cortes”, adiantou.

O deputado Leo de Brito (PT-AC) lembrou que a primeira grande manifestação de rua contra o governo Bolsonaro foi realizada por estudantes e educadores em 2019, devido aos cortes na Educação efetuados pelo governo naquele ano. “É o momento de reeditarmos aquelas mobilizações porque os cortes de 2022 são maiores e além disso, há esse ataque à gratuidade das universidades”, alertou o deputado.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, informou que o Conselho da entidade em reunião na segunda-feira (30) aprovou a incorporação do dia nove, no calendário de lutas dos profissionais da educação.

“Estaremos juntos nas ruas e nas redes contra a PEC 206, os cortes no orçamento da educação e contra os projetos que atacam a escola pública, que estão em tramitação no Congresso”, disse Heleno.

A reunião contou ainda com participação do deputado Waldenor Pereira (PT-BA), do representante do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPP) Educação da Fundação Perseu Abramo, Carlos Abicalil, da vice-presidenta da CNTE, Fátima Silva, do representante do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), Luiz Dourado, além de assessores e assessoras das bancadas do PT na Câmara e Senado.

Foto: Layla Andrade

 

Assessoria de Comunicação da deputada Professora Rosa Neide

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100