Mais uma vez, os parlamentares do Partido dos Trabalhadores no Congresso Nacional são destaque no Prêmio Congresso em Foco, entregue na noite desta quinta-feira (21). Dos 25 melhores da Câmara, escolhidos pelo público na categoria geral, sete são do PT: Benedita da Silva (RJ), Carol Dartora (PR), Dandara (MG), Erika Kokay (DF), Maria do Rosário (RS), Rogério Correia (MG) e Zeca Dirceu (PR). E entre os 10 melhores escolhidos pelo júri especializado, dois são do PT: as deputadas Camila Jara (MS) e Erika Kokay.
Também são da Bancada do PT os prêmios, escolhidos por júri especializado, de melhor parlamentar em defesa da Educação, a deputada Dandara (MG), e do Clima e Sustentabilidade, o deputado Nilto Tatto (SP). A deputada Ana Pimentel (MG) ficou entre os cinco melhores na categoria em defesa da Educação e a deputada Camila Jara na categoria Clima e Sustentabilidade.
O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu e as deputadas Carol Dartora e Maria do Rosário estão entre os cinco melhores da Região Sul. No Norte, o deputado Airton Faleiro (PT-PA) e Dilvana Faro (PT-PA) estão entre os cinco melhores da região. Pelo Nordeste, a deputada Natália Bonavides (PT-RN) e o deputado Carlos Veras (PT-PE) estão entre os cinco escolhidos. E a deputada Erika Kokay liderou a preferência do público do Centro-Oeste, que ainda tem as deputadas Camila Jara e Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) entre os cinco melhores da região.
PT no Senado
Parlamentares do PT no Senado também brilharam na premiação. O senador Fabiano Contarato (ES) foi considerado pelo público da internet o melhor do Senado. Entre os 15 escolhidos ainda estão sete petistas: Augusta Brito (CE), Beto Faro (PA), Humberto Costa (PE), Jacques Wagner (BA), Paulo Paim (RS), Rogério Carvalho (SE) e Teresa Leitão (PE).
De acordo com o regulamento da premiação, foram considerados na escolha dos melhores parlamentares do ano os seguintes critérios: assiduidade em sessões deliberativas; participação nos debates do Parlamento; desempenho na apresentação de propostas legislativas; capacidade de articulação política; os compromissos no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos; e o compromisso em defesa da democracia, do desenvolvimento sustentável e da educação.
O prêmio
Criado em 2006 e considerado o prêmio mais importante da política brasileira, a honraria tem como objetivo incentivar a sociedade a acompanhar mais de perto a atuação dos parlamentares e reconhecer aqueles deputados e senadores que mais se destacaram positivamente no exercício do mandato ao longo do ano. Ao todo, foram premiados os 25 deputados e os 15 senadores mais votados pelo público na categoria geral. A novidade desta 16ª edição do prêmio foi a inclusão da categoria regional, que agraciou os cinco deputados/deputadas e os cinco senadores/senadoras mais votados por cada região.
Pela ordem, PT, PSOL, PSB, PSDB e PDT são as cinco legendas que mais tiveram agraciados com o prêmio nas 15 edições anteriores. O levantamento não considera a ordem de classificação, mas se o parlamentar aparecia entre os premiados do ano, o que inclui as categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado” e as especiais.
Votação
Além do público que votou pela internet, também definiram os melhores na Câmara e no Senado um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. O júri também indicou os melhores na Defesa da Educação, categoria especial promovida pelo Todos pela Educação, e no Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade.
Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
Veja os parlamentares do PT premiados:
Melhores na Câmara pela Internet:
Benedita da Silva (PT-RJ)
Carol Dartora (PT-PR)
Dandara (PT-MG)
Erika Kokay (PT-DF)
Maria do Rosário (PT-RS)
Rogério Correia (PT-MG)
Zeca Dirceu (PT-PR)
Melhores na Câmara pelo Júri Especializado:
Camila Jara (PT-MS)
Erika Kokay (PT-DF)
Melhores no Senado pela Internet:
Fabiano Contarato (PT-ES) – 1º lugar
Augusta Brito (PT-CE)
Beto Faro (PT-PA)
Humberto Costa (PT-PE)
Jaques Wagner (PT-BA)
Paulo Paim (PT-RS)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Teresa Leitão (PT-PE)
Melhores no Senado pelos Jornalistas:
Fabiano Contarato (PT-ES)
Paulo Paim (PT-RS)
Defesa da Educação pelo Júri Especializado:
Dandara (PT-MG) – 1º lugar
Ana Pimentel (PT-MG)
Clima e Sustentabilidade pelo Júri Especializado:
Nilto Tato (PT-SP) – 1º lugar
Camila Jara (PT-MS)
Melhores na Câmara pela Internet – Região Sul
Carol Dartora (PT-RS)
Maria do Rosário (PT-RS)
Zeca Dirceu (PT-PR)
Melhores na Câmara pela Internet – Região Norte:
Airton Faleiro (PT-PA)
Dilvanda Faro (PT-PA)
Melhores na Câmara pela Internet – Região Nordeste:
Carlos Veras (PT-PE)
Natália Bonavides (PT-RN)
Melhores na Câmara pela Internet – Região Centro-Oeste:
Erika Kokay (PT-DF) – 1º lugar
Camila Jara (PT-MS)
Delegada Adriana Accorsi (PT-GO)
Melhores no Senado pela Internet – Região Sul:
Paulo Paim (PT-RS) – 1º lugar
Melhores no Senado pela Internet – Região Sudeste:
Fabiano Contarato (PT-ES) – 1º lugar
Melhores no Senado pela Internet – Região Norte:
Beto Faro (PT-PA)
Melhores no Senado pela Internet – Região Nordeste:
Humberto Costa (PT-PE) – 1º lugar
Augusta Brito (PT-CE)
Jaques Wagner (PT-BA)
Teresa Leitão (PT-PE)
Vânia Rodrigues, com Congresso em Foco e PT Nacional