Para petista, PEC que limita ministérios é inconstitucional

josementor
Foto: Salu Parente
 
Tramita na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 299/2013), que limita em 20 o número máximo de ministérios de Estado. Membro efetivo da CCJ, o deputado José Mentor (PT-SP), entende que a proposta é inconstitucional, embora compreenda a intenção do autor, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – atual presidente da Câmara.
 
“É uma proposta apresentada pelo PMDB, que é nosso parceiro no governo, que vem muito no bojo do momento político que o Brasil vive hoje, no fato da presidenta da República ter proposto um ajuste econômico. É perfeitamente compreensivo,  do ponto de vista político, essa intenção. Agora, do ponto de vista constitucional, é uma proposta que não encontra guarida na Constituição”, comentou José Mentor, na quarta-feira (8), após a suspensão da discussão da PEC na reunião ordinária da comissão devido ao início da Ordem do Dia do Plenário da Casa.
 
O petista explica que a Constituição Federal é clara em tratar os poderes como “independentes e harmônicos”, que o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República auxiliado pelos Ministros de Estado, bem como em estabelecer que a criação e extinção de ministérios e órgãos da administração pública federal. “Portanto, não há hipótese de interferência de um poder em outro, porque são independentes, embora harmônicos”, frisa.
 
Quanto ao momento político e econômico que o Brasil vive, José Mentor destaca que a presidenta Dilma Rousseff está atenta ao controle dos gastos do governo. “Tanto é que ontem (terça-feira) ela própria acabou extinguindo um ministério, incorporando o Ministério de Relações Institucionais à vice-presidência. Com certeza ela também está estudando outras alternativas que busquem reduzir as despesas do Executivo para que ele também possa contribuir com esse ajuste no Brasil”, conclui.
 
A PEC 299 conta com parecer favorável do relator da matéria na CCJ, deputado André Moura (PSC-SE) e com votos em separado apresentados pelos parlamentares petistas Alessandro Molon (RJ), Paulo Teixeira (SP), Maria do Rosário (RS) e pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). A discussão deve ser retomada na próxima semana.
   
 
Assessoria Parlamentar 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex