País tem recorde de trabalhadores ocupados, e desemprego cai para 7,7%

Política econômica do governo Lula potencializou a geração de empregos com carteira assinada. Foto: Agência Brasília/Divulgação

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego do Brasil recuou a 7,7% no terceiro trimestre de 2023. Taxa é a menor registrada no país desde fevereiro de 2015.

O número de trabalhadores ocupados com algum tipo de vaga alcançou no terceiro trimestre recorde da série histórica, iniciada em 2012: 99,8 milhões de pessoas. O contingente cresceu 0,9% no trimestre (acréscimo de 929 mil pessoas). O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado (exclusive trabalhadores domésticos) chegou a 37,4 milhões, com alta de 1,6% (mais 587 mil) no trimestre e de 3,0% (mais 1,1 milhão) no ano. Foi o maior contingente desde janeiro de 2015 (37,5 milhões).

“Um ano depois da vitória da democracia: menor taxa de desemprego desde 2015. Emprego de carteira assinada foi o que mais cresceu. Estamos no rumo certo. Agora, depois dessa cirurgia, estou de volta para o campo com ainda mais energia para trabalhar pelo país”, escreveu o presidente Lula em suas redes sociais.

 

Para os parlamentares da Bancada do PT na Câmara, esses números são resultados das políticas econômicas adotadas pelo governo Lula. “Em menos de um ano de governo do presidente Lula, Brasil tem com recorde de trabalhadores ocupados e menor taxa de desemprego desde 2015. Emprego com carteira assinada foi o que mais cresceu. O Brasil está voltando a dar certo e vamos continuar fazendo muito mais para o país”, comemorou o líder do PT, deputado Zeca Dirceu (PR).

 Economia

“Inflação em queda, emprego em alta e desemprego em queda. Plano Safra recorde e exportações em alta com a conquista de novos mercados para o agronegócio. São alguns dos resultados de um governo que recuperou a credibilidade do Brasil, retirando-o do isolamento e adotando políticas econômicas responsáveis e tecnicamente bem fundamentadas”, apontou o deputado Merlong Solano (PT-PI).

O deputado Odair Cunha (PT-MG) lembrou que o presidente Lula prometeu, ao assumir o comando do País pela terceira vez, que a vida dos brasileiros iria melhorar. “O presidente Lula foi reeleito para seu terceiro mandato com a promessa de que cuidaria mais e melhor do povo brasileiro, principalmente de quem mais precisa, e é exatamente isso que ele está fazendo”.

Ele disse ainda que as medidas adotadas estão fazendo a “roda da economia” girar novamente. “O governo do presidente Lula está garantindo mais empregos, mais renda e comida no prato dos brasileiros e brasileiras. Isso significa mais dignidade e esperança para nossas famílias. É assim que continuaremos trabalhando para unificar e reconstruir o Brasil”.

Políticas sociais

Além das medidas econômicas, a deputada Dandara (PT-MG) também destacou a retomada dos programas sociais para o aquecimento da economia. “Isso é resultado direto das medidas econômicas do governo federal e da retomada dos programas sociais que estão reaquecendo a economia e aumentando o consumo. Não à toa, a maior parte da categoria de empregados com carteira assinada veio do setor privado”.

A parlamentar também comentou acerca da melhoria de vida das mulheres. “Isso traz uma significativa melhora para a população feminina, uma vez que a maior parte da categoria de desempregados hoje ainda são de mulheres, que retrocederam mais de 30 anos no mercado de trabalho por conta da pandemia. População empregada significa comida na mesa e vida com dignidade. O Brasil voltou a ser um país que gera trabalho, renda e oportunidades”, afirmou Dandara.

Leia mais:

Pelo 9º mês seguido, país tem saldo positivo de empregos com carteira assinada

 

Lorena Vale, com agências

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também