Oposição defende que CCJ aprecie PEC das eleições diretas antes do recesso

1guima leonardoprado

Líderes da oposição ao governo golpista de Michel Temer na Câmara estão recolhendo assinaturas para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprecie a PEC 227/16, que prevê eleições diretas no caso de vacância da Presidência da República, exceto nos seis últimos meses do mandato, antes do recesso parlamentar.

O deputado José Guimarães (PT-CE), líder em exercício da Minoria, esteve na CCJ nesta terça-feira (13) para defender a inclusão, discussão e votação da PEC o mais rápido possível. “O País está derretendo e nós não podemos aceitar esse faz-de-conta de que tudo está normal. O Senado acaba de votar a PEC 55 que congela gastos públicos por 20 anos. Como se mexe na estrutura social e econômica do País sem discutir a crise que o País atravessa?”, indagou Guimarães.

Para o deputado, é necessário que situação e oposição discutam a possibilidade de novas eleições diretas no próximo ano, como meio de superar a crise e dar legitimidade ao novo governo.

“Sugerimos a convocação de novas eleições. Há de se ter uma arrumação dentro das regras democráticas. Defendemos a renúncia já, convocação de novas eleições e, a partir daí, se fazer as disputas. Vão assistir ao Brasil derreter desse jeito e não fazer nada? Nós temos que ter responsabilidade com o País”, cobrou.

Para a PEC 227 entrar na pauta são necessárias 22 assinaturas de deputados membros da CCJ. Os líderes retornarão à comissão nesta quarta-feira (14) para concluir a coleta de apoios e cobrar a inclusão da proposta na pauta do colegiado.

Proposta – A PEC 227/16, de autoria do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), prevê a realização de eleição direta para presidente da República até seis meses antes do fim do mandato. Atualmente, a Constituição estabelece a realização do pleito somente até o fim do segundo ano de gestão. Após este prazo, são realizadas eleições indiretas.

De acordo com o deputado, a proposta está pronta para ser pautada e votada na CCJ. O relator do projeto no colegiado, deputado Espiridião Amin (PP-SC), já deu parecer favorável à admissibilidade da mudança. No entanto, apesar disso, a comissão não colocou a PEC para apreciação até agora.

PT na Câmara, com PT no Senado

Foto: Leonardo Prado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100