O líder do Governo, deputado José Guimarães (PT-CE), na sessão da Câmara dessa terça-feira (21), desmontou com evidências, o discurso derrotista e antigoverno Lula proferido pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP), que até pouco tempo defendia o antecessor do presidente Lula. Guimarães lembrou que “o Brasil olhou ontem para o Palácio do Planalto e viu: a saúde voltou, o SUS voltou, o Mais Médicos para o Brasil voltou, o Bolsa Família voltou, a integração soberana do mundo com o Brasil voltou”.
Segundo Guimarães, aqueles que sustentaram o governo anterior “choram muito, percebem que em menos de 100 dias nós já entregamos muito mais coisas para o Brasil do que o Governo Bolsonaro em 4 anos”.
Erradicar a fome
Em contraposição ao discurso falacioso do parlamentar do União Brasil, Guimarães reafirmou o compromisso do novo Governo de erradicar a fome e a miséria que foram trazidas ao cenário nacional e internacional por Bolsonaro.
“Em primeiro lugar, nós vamos tirar 33 milhões de pessoas da fome. Nós vamos tirar o Brasil do Mapa da Fome. Foi o Governo anterior, que V.Exa. [Kim Kataguiri] ora defendia e ora não defendia, que levou, infelizmente, o Brasil para essa humilhante posição de um país com o maior contingente de miseráveis”, lembrou o líder do Governo.
Lançamento PAA
Para evidenciar uma das ações do presidente Lula, o parlamentar petista informou ao seu colega de plenário, que amanhã o Governo – que tem compromisso com os mais pobres – irá lançar, em Pernambuco e na Paraíba, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
80 dias de governo
José Guimarães refrescou a memória de Kataguiri ao elencar os feitos do Governo Lula em apenas 80 dias que está no comando do País. Entre as ações, o deputado apontou o início de pagamento do Bolsa Família de R$ 600 e R$ 150 de acréscimo para as crianças de zero a 6 anos.
O líder do Governo disse ainda que o Governo do presidente Lula tem compromisso com o País e com os mais pobres, que está retomando cerca de 14 mil obras paradas do Governo anterior, e essa retomada irá gerar emprego e dará sustentabilidade ao processo de reconstrução do Brasil.
Desmonte bolsonarista
Segundo o deputado, o Brasil está no fundo do poço por causa do desmonte que o Governo passado fez das políticas públicas ao desmontar o MEC, o sistema de saúde, e também o SUS. “É por isso que hoje nós estamos tão decididos a fortalecer o Sistema Único de Saúde — SUS, porque é uma política pública de Estado e o Mais Médicos vai fortalecer isso”, assegurou.
Cenário internacional
Sobre a reinserção do Brasil no cenário internacional, Guimarães esclareceu sobre a viagem do presidente Lula à China. Para o deputado, a viagem à China é necessária, porque aquele País é um parceiro comercial importante, é um dos principais aliados econômicos do Brasil.
“Fortalecer essa parceria, fortalecer a presença do Brasil no mundo é uma condição para atrair investimento, para que nós possamos voltar a crescer e gerar emprego e renda para os brasileiros e brasileiras. Nós estamos convencidos de que o Brasil tem rumo”, finalizou.
Benildes Rodrigues