Núcleo debate tentativa do governo de desestruturar os Institutos Federais de Educação

Núcleo de Educação do PT. Foto: Reprodução

O Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT no Congresso debateu nessa segunda-feira (6), a proposta do governo de alterar a estrutura organizacional dos Institutos Federais (IFs) de Educação, Ciência e Tecnologia, com o discurso de criação de novas reitorias. Representantes dos Institutos destacaram que a medida visa a fragmentação e privatização dos IFs. A reunião foi coordenada pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT).

A representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) Fernanda Torres agradeceu aos parlamentares do Núcleo pela abertura do diálogo, e informou que o governo Bolsonaro pretende alterar a lei 11.892/2008 aprovada no governo Lula que criou os IFs, com o argumento de criação de novas estruturas. Segundo ela, o objetivo é embutir jabutis como: o fim da eleição direta de reitores/as, entre outros pontos que visam fragilizar o funcionamento dos Institutos.

“Pela lei, a eleição dos/as reitores/as é direta e o governo quer implantar a lista tríplice como ocorre nas universidades federais, para nomear reitores vinculados ao Palácio do Planalto”, disse Fernanda. Ela também destacou que por lei os institutos devem ofertar 50% de educação profissional e tecnológica. Porém, o governo quer aumentar para 75%.

Na opinião da ex-dirigente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) Elenira Vilela, ao propor a ampliação da obrigatoriedade de oferta do ensino técnico, Bolsonaro pretende fazer com os institutos federais o que está previsto para o novo Ensino Médio, “desviar recursos públicos para entidades privadas, abrindo a porta para empresas privadas de educação fazerem a oferta de cursos técnicos dentro dos IFs”.

“O que eles querem é abrir os recursos dos IFs para o Sistema S, para a Fundação Lemann, Instituto Ayrton Senna, grupo Kroton, etc. É a privatização dos institutos federais e a destruição de seu projeto político pedagógico, que hoje oferta educação de primeiro mundo se consideramos os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)”, afirmou Elenira.

Investimentos

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) destacou que o governo tem anunciado investimento de R$ 80 milhões na criação de dez novas reitorias, embutidas na proposta de mudança da lei 11.892. “O que precisamos questionar é se esses recursos são novos investimentos, ou se serão retirados do orçamento já existente na atual estrutura dos IFs. Porque somos a favor da expansão da rede federal. Queremos mais IFs no interior do País, mas com estrutura e orçamento próprio. Não aceitaremos a fragmentação da estrutura atual”, disse.

A deputada Professora Rosa Neide enfatizou a importância das representações dos IFs se articularem e colocou o Núcleo à disposição para o trabalho de reestruturação do Fórum Nacional de Educação Profissional. Ela disse ainda que procurará o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), para pautar o tema. “Precisamos da união de todas as entidades que defendem a educação pública para impedir esse ataque à estrutura dos Institutos Federais”, afirmou.

A deputada corroborou a fala do deputado Pedro, ao afirmar que a bancada do PT defende que haja a expansão da rede federal, mas desde que não retire estrutura das unidades já existentes. “Participei de reunião recente com representantes do Ministério da Educação (MEC) e eles falaram em redistribuição. Eles querem fechar campus em localidades mais pobres e sem estrutura para transferir para lugares mais estruturados onde o governo possui interesses políticos. Somos radicalmente contra e precisamos organizar a resistência na Câmara e nos movimentos de educação”, destacou. Ela defendeu ainda a necessidade da autonomia dos campi avançados, mas reafirmou que isso deve ocorrer com orçamento e cargos novos.

A atividade contou ainda com intervenções do diretor do campus avançado do IFSP, São Miguel Paulista, em São Paulo capital, Luís Fernando; e dos/as seguintes representantes: do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Denilza Frade; do campus do IFSP de Suzano (SP), Elisangela Maria Esteves de Barros; da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Luiz Dourado; da Comissão de Assuntos Educacionais (CAED) do PT, Selma Rocha; e da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antônio Lacerda.

Assessoria de Comunicação

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex