O líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (CE), anunciou no plenário da Casa Legislativa que o governo federal está prestes a anunciar três programas importantes para melhorar a vida do povo e fazer a “roda da economia girar”. No pronunciamento realizado na noite desta terça-feira (14), Guimarães explicou que esse é o objetivo do presidente Lula com o Desenrola Brasil – que visa tirar 70 milhões de brasileiros da inadimplência. Outras medidas serão a nova política de reajuste do salário mínimo e a correção da tabela do imposto de renda, que terá aumentada a faixa de isenção.
“A nossa responsabilidade com o País é tão grande que já, já o Presidente vai lançar três programas importantes. O Desenrola vai ser um programa que vai tirar quase 70 milhões de brasileiros do cadastro de inadimplentes. Ele vai também anunciar a nova política de salário mínimo, para se estabelecer uma política permanente de reajuste do salário mínimo, porque salário mínimo não é gasto, é renda. Quem ganha salário mínimo decente faz girar a economia brasileira”, afirmou Guimarães.
Imposto de Renda
Sobre o terceiro programa, que vai aumentar a faixa de isenção para o pagamento do imposto de renda, o líder do Governo disse que diante do desmonte provocado pelo desgoverno anterior, a proposta deve ser adotada aos poucos.
“É importante destacar que já, já vai ser anunciado o novo padrão de isenção do imposto de renda. Foi um compromisso do Governo isentar esse imposto para rendas até R$ 5 mil. Com a situação fiscal que encontramos, com o desmonte que esse Governo que saiu fez no País, ficamos obrigados, pela responsabilidade que temos, a começar a agenda de reconstrução para devolver crescimento, geração de emprego e renda, para reconstruir a democracia no Brasil”, ressaltou.
Moradia popular
Durante o pronunciamento, José Guimarães lembrou que o governo Lula já iniciou uma série de ações estruturantes a fim de ativar a economia e promover justiça social no País. Entre elas, o parlamentar citou a recente visita realizada pelo presidente ao estado da Bahia, local escolhido para a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida.
O petista ressaltou que, apesar de o programa ter sido praticamente abandonado pelo governo passado, o presidente Lula anunciou a entrega de 2.745 unidades habitacionais e prometeu mais dois milhões de moradias até 2026.
“Hoje se retoma um dos mais importantes programas do Brasil, o Minha Casa, Minha Vida, que prioriza aqueles que dependem e precisam de moradia barata para sair das moradias precárias que existem País afora”, observou Guimarães.
Rodovias
O parlamentar também destacou que nesta quarta-feira (15) o presidente Lula visita o estado de Sergipe para anunciar a duplicação da BR-101, uma das maiores do País. O líder do governo lembrou ainda que o atual governo já anunciou a retomada da campanha de imunização pelo Ministério da Saúde e de 1.346 obras inacabadas vinculadas ao Ministério da Educação.
“O que nós estamos fazendo é construir uma nova agenda de desenvolvimento do País, para gerar renda, gerar emprego, gerar inclusão, com retomada daqueles programas que garantem e devolvem cidadania à população brasileira”, afirmou José Guimarães.
Héber Carvalho