Novo salário mínimo reduz o poder de compra do trabalhador

Deputado João Daniel. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados-Arquivo

Artigo do deputado federal João Daniel (PT-SE) destaca o novo salário mínimo decretado por Bolsonaro, que não traz ganho real, e deixa os trabalhadores e aposentados com menos poder de compra.

O valor do novo salário mínimo definido pelo governo federal que passou a valer agora no início do ano é de R$ 1.212, quantia que não representa nenhum ganho real para os trabalhadores e trabalhadoras, já que o percentual de reajuste de 10,1% em relação ao valor anterior deve ficar abaixo da inflação, que provavelmente fechará acima de 10%. Assim, a população brasileira perde ainda mais seu poder de compra.

2022 chega como mais um ano em que os trabalhadores e trabalhadoras não têm ganho real no salário mínimo, o que vem acontecendo desde o golpe dado contra a presidenta Dilma Rousseff. E, assim, o governo Bolsonaro mantem, pelo terceiro ano consecutivo, o valor do mínimo sem qualquer aumento real, o que propicia perda no poder de compra da população, isso em meio a um cenário de carestia em itens básicos da cesta básica.

Vale lembrar que no período de 1970 e 1990, quando a inflação devorou o poder de compra do salário mínimo, se formou uma grande mobilização sindical em defesa da valorização do salário, o que ganhou sustentação no governo Lula, comprometido com os trabalhadores e trabalhadoras, quando foi estabelecida a política de valorização do SM, que vigorou a partir de 2003.

Com o aumento real do salário mínimo – acima da inflação – durante os governos petistas de Lula e Dilma Rousseff, de abril de 2003 a janeiro e 2016, o que representou 59,21%, acima da inflação, incorporando aí a variação do Produto Interno Bruto (PIB), se restabeleceu uma fase de melhoria de vida da população mais pobre.

Nesse período, com a política de valorização do SM, se conseguiu assegurar, conforme o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), uma entrada de R$ 250 bilhões ao ano na economia brasileira. Ou seja: esse montante entrava no bolso dos trabalhadores e se transformava em consumo das famílias. Por sua vez, esses recursos abasteciam o comércio, mantinham as encomendas da indústria e do agronegócio, criavam empregos e faziam a roda da economia girar.

É por isso que precisamos nos organizar e garantir o retorno de Lula e de sua política de inclusão social e produtiva, promovendo mais investimentos, mais empregos e uma maior renda para trabalhadores e trabalhadoras e a consequente superação da fome que devasta o país e a superação da desigualdade, que cada vez mais sucumbe à grande concentração de renda no país.

João Daniel, deputado federal e presidente estadual do PT/SE

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100