O Núcleo de Deputadas do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal se solidariza com a ex-presidenta Dilma Rousseff e externa o mais absoluto repúdio à desrespeitosa manifestação do ex-governador Ciro Gomes (PDT). Em ato lastimável e em pleno dia 8 de março, dia internacional de luta das mulheres, Ciro escolheu ficar do lado oposto à luta das mulheres, classificando a ex-presidenta como “outro aborto que aconteceu na história brasileira”.
A manifestação de Ciro Gomes é, em verdade, mais uma demonstração da violência política de gênero que tanto temos denunciado. É essa mesma violência que em 2016 fez como alvo a primeira mulher presidenta da república do Brasil, com mais abjeta campanha difamatória que culminou com o seu afastamento através de um golpe político; e é essa mesma violência que usa chavões machista e misóginos para difamar as mulheres que ousam ocupar seus lugares na política.
Como já denunciamos no manifesto “BASTA DE VIOLÊNCIA POLÍTICA CONTRA AS MULHERES! POR TODAS NÓS”: Usa-se da desqualificação política, profissional, pessoal de gênero com o objetivo de nos fazer recuar, desistir da política, naturalizando não só a ideia de que a política não é lugar para mulheres, e naturalizando também o uso da violência como método de fazer política.
Essa violência perpetrada contra Dilma é a mesma que tenta retirar dos espaços públicos, políticos, as mulheres. Que tenta inviabilizar e invisibilizar as nossas vidas, trajetórias e lutas. Manifestações como essa de Ciro Gomes se utilizam de estratégia recrudescidas neste período e que se utiliza do ódio como método de atuação calcado em: fake news, campanhas difamatórias, falsas acusações.
O Núcleo de Deputadas do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal repudia com veemente indignação essa conduta misógina e sexista de Ciro Gomes, e reafirmamos em uníssono a importância dos feitos e de todo o legado da presidência de Dilma no curso da história brasileira. Fazemos nossas as palavras de Dilma: esse discurso preconceituoso é do perfil dos reacionários, e não de quem almeja conduzir os destinos da Nação no século 21.
Assinam:
Deputada Erika Kokay – PT-DF
Benedita da Silva – PT-RJ
Rejane Dias – PT-PI
Gleisi Hoffmann – PT-PR
Maria do Rosário – PT-RS
Natália Bonavides – PT-RN
Luizianne Lins – PT-CE
Marília Arraes – PT-PE
Professora Rosa Neide – PT-MT