Nordeste fica só com 3% das concessões do Bolsa Família; governo Bolsonaro discrimina a região

Parlamentares petistas acusaram, nesta quinta-feira (5), o governo Jair Bolsonaro de discriminar a região Nordeste na concessão de novos benefícios do Bolsa Família. Segundo informação publicada pelo Estadão/Broadcast, a partir de dados fornecidos pelo Ministério da Cidadania ao Congresso Nacional, o Nordeste recebeu apenas 3% dos novos benefícios do Bolsa Família em janeiro, enquanto Sul e Sudeste responderam por 75% das novas concessões. A Região Nordeste concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza na fila de espera do programa que concentra 1,5 milhão de famílias de baixa renda.

De acordo com a reportagem do Estadão, o número de novos benefícios concedidos em Santa Catarina, por exemplo, que tem população oito vezes menor que o Nordeste e é governada por Carlos Moisés (PSL) – aliado de Bolsonaro -, foi o dobro do repassado à região nordestina inteira, cujos governadores são de oposição.

Pelo Twitter, o deputado José Guimarães (PT-CE) disse que esse fato demonstra o desprezo do presidente Jair Bolsonaro pelos mais pobres. “Descaso com o Nordeste. Para aliados, a maior fatia do bolo. Para quem precisa de fato, as migalhas. Essa é a postura de Bolsonaro com os mais pobres deste País”, criticou.

Na mesma linha, o deputado Joseildo Ramos (PT-BA) disse que apesar dos números traduzirem o desprezo de Bolsonaro pelo Nordeste, o fato em si não é novidade alguma. Segundo ele, o atual governo só está aberto para defender os interesses do mercado financeiro.

“Esse governo vai entrar para a história de uma forma muito ruim. Além de retirar direitos dos trabalhadores, esse governo apenas serve aos interesses do mercado. Não é novidade que Bolsonaro despreze o lado dos mais pobres, notadamente da região Nordeste, onde os nove governadores da região não leem pela cartilha dele. Por isso essa retaliação, que não combina com a relação republicana que deveria ocorrer entre o Executivo Federal e os estados”, afirmou.

Já o deputado Paulão (PT-AL) observou que a discriminação contra o Nordeste “retrata a alma perseguidora e sombria” de Bolsonaro. “Bolsonaro que impor a fome aos nordestinos mais humildes. Não é por outra razão que o número de pessoas saindo da linha de pobreza para a miséria tem sido elevado. Quando um chefe de Estado pratica tamanha perversidade contra os pobres é por que retrata exatamente a sua alma perseguidora e sombria”, apontou.

Números comprovam a discriminação ao Nordeste

Segundo o Estadão, das 100 mil famílias incluídas no programa Bolsa Família em janeiro, 45,7 mil delas no Sudeste, 29,3 mil no Sul, 15 mil no Centro-Oeste e 6,6 mil no Norte. O Nordeste recebeu 3.035 novos benefícios e manteve a média mais magra de meses anteriores.

Das 1,5 milhão de famílias que aguardam na fila do programa, 606.835 estão distribuídas pelos nove estados da região Nordeste, o que corresponde a 39,1% do total. Outros 36,8% estão espalhados pelo Sudeste, um total de 571.609.

Leia mais declarações de petistas sobre o assunto:

Deputado Padre João (PT-MG) – “Jair Bolsonaro é covarde e cruel. Estados do Nordeste tiveram apenas 3% de inclusão no Bolsa Família em 2020. Sul e Sudeste tiveram 75% de novas concessões. O Nordeste concentra 37% da população em situação de pobreza. O que o governo está fazendo é um crime! ”

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Bolsonaro persegue um povo lutador, hospitaleiro e digno. Nossa resposta é articular, antes que o País acabe, um amplo movimento #ForaBolsonaro”.

Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “O preconceito e o descaso do governo Bolsonaro são latentes, só não vê quem não quer. Discrimina os nordestinos e privilegia suas bases eleitorais, justo aquelas que diziam que o Bolsa Família era bolsa esmola e não tinha eficácia. Desigualdade só aumenta”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Criminoso. Bolsonaro só age movido por ódio. Exclui Nordeste do Bolsa Família porque sabe que a região é solo de resistência antifascista. Qual justificativa para priorizar Sul e Sudeste c/ 75% das novas concessões do programa? Deixar o Nordeste com apenas 3% é criminoso!”

 

Héber Carvalho com Estadão

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/