O deputado Nilto Tatto (PT-SP) apresentou, na Câmara, o projeto de lei (PL 6.025/16) que institui a data de 19 de agosto como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Durante pronunciamento no plenário da Câmara, o parlamentar paulista explicou que a motivação para apresentar a proposta ocorreu após participação no III Congresso do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), na cidade de Belo Horizonte (MG).
“A intenção (do projeto) é dar visibilidade ao enfrentamento dessa população à discriminação, preconceito e violência; fortalecer a sua luta pela inclusão nas políticas públicas e promover uma ampla conscientização sobre os seus direitos”, afirmou.
O 19 de agosto remete à triste e revoltante barbárie conhecida como a Chacina da Praça da Sé, ocorrida nessa data em 2004, na cidade de São Paulo, quando 15 pessoas foram golpeadas na cabeça enquanto dormiam. O ataque resultou em sete mortes. Segundo Nilto Tatto, desde então a população de rua transformou o episódio de violência em uma data de resistência.
“Conto com a colaboração de meus pares nesta Casa para um debate construtivo e para aprovação do projeto, certo da disposição de todos em fazer diminuir o sofrimento e aumentar a dignidade humana no mundo. Toda visibilidade à luta da população em situação de rua”, finalizou.
Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara