Nilto Tatto: “O Brasil é terra indígena”

Foto: Gustavo Bezerra

(*) Nilto Tatto

 

Indígenas do Brasil todo e de alguns países fronteiriços, já estão em Brasília para a 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), a maior manifestação indígena do nosso continente, que acontece durante esta semana. Acomodados em tendas e barracas montadas na Esplanada dos Ministérios, os cerca de 6 mil presentes estão representando aproximadamente 300 povos e 1 milhão de indivíduos na luta por direitos.

“O futuro indígena é hoje: sem demarcação, não há democracia”

Este foi o tema escolhido para esta edição do ATL, que tem como objetivos decretar estado de emergência climática; exigir a retomada das demarcações e acabar com a violência nas florestas, para enfrentar o racismo ambiental e as violações de direitos sofridas por estes povos. Para isso, o ATL organizou mais de 30 atividades divididas em 5 eixos temáticos: “Diga ao povo que avance”; “Aldear a política”; Demarcação Já”; “Emergência Indígena” e “Avançaremos”.

Uma vez que há uma estrita ligação destes povos e suas culturas com o território que tradicionalmente habitam, algumas iniciativas se destacam em todas as edições do Acampamento, como o Marco Temporal; a luta pela retomada das demarcações e o combate às invasões de terras, ao garimpo, à mineração, as queimadas e ao desmatamento. Um cruzamento de dados realizado pela Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), mostrou que 29% da área ao redor de Terras Indígenas (TI’s) no Brasil estão desmatadas, enquanto que, no interior destas terras, o índice cai para apenas 2%.

Os números revelam que o Brasil não encontrará solução para a questão climática, que não passe pelo reconhecimento do papel que estes povos tem na conservação ambiental. Para tanto, é necessário garantir os direitos fundamentais destes povos, previstos na nossa Constituição, inclusive o direito soberano às suas terras. Não podemos nos esquecer jamais que antes da invasão europeia, todo o nosso continente era terra indígena, que foi gradativamente sendo reduzida, às custas de muito sangue nativo. Agora chegou a nossa vez de reparar essa dívida histórica.

*Nilto Tatto é deputado federal (PT/SP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex