MP 668 protege indústria brasileira e dá isonomia a produtos nacionais e importados, diz Receita e CNI

industriatrabalhador
Foto : David Alves
 
Representantes da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) convergiram em opiniões nesta terça-feira (31) acerca dos benefícios para a indústria nacional da medida provisória (MP 668/15) que aumenta as alíquotas de contribuição social do PIS/Pasep e da Cofins sobre produtos importados. A medida, que passa a vigorar a partir do dia 1º de maio e modifica a Lei 10.865/04, eleva para 2,1% e 9,65%, respectivamente, as alíquotas de contribuição ao PIS/Pasep e da Cofins sobre a importação de mercadorias, que hoje são de 1,65% (PIS) e 7,6% (Cofins).
 
João Hamilton Rech, coordenador de Tributos sobre a Produção e o Comércio Exterior da RFB, argumentou, durante audiência pública promovida pela comissão especial que analisa a MP, que a majoração das tarifas se justifica pela necessidade de garantir isonomia no mercado entre produtos nacionais e importados. Rech explicou que a alteração visa a recuperar o percentual perdido na cobrança desses tributos a partir de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Em março de 2013, o STF julgou inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo dessas duas contribuições sociais incidentes sobre a importação de bens e serviços. A regra estava definida na Lei 10.865/04. Em contrapartida, o ICMS continuou fazendo parte da base de cálculo para a cobrança do PIS e Confins, incidentes sobre o faturamento das empresas nacionais.
 
“Portanto, a MP 668 tem o objetivo de compensar a redução dessa base de cálculo por meio do aumento da tarifa, a fim de proteger a indústria nacional a partir de um tratamento isonômico”, detalhou o representante da RFB. Segundo a exposição de motivos da proposta feita pelo governo federal, a majoração dos dois tributos também deverá elevar a arrecadação federal em R$ 694 milhões neste ano.
 
O deputado Padre João (PT-MG), que é vice-presidente da comissão especial da MP 668, também considera fundamental a proposta como instrumento – não de blindagem – mas de defesa da indústria brasileira. “A indústria nacional precisa de uma garantia de sobrevivência.
 
Quando há uma facilidade de importação e o produto do exterior chega mais barato, isso pode levar um setor ou uma indústria a uma crise. Garantir esse equilíbrio é muito importante para o País, dando segurança para quem investiu, gerando emprego e renda no Brasil”, argumentou o parlamentar. 
 
Flávio Pinheiro de Castelo Branco, gerente-executivo de Políticas Econômicas da CNI, reforçou que, de fato, a decisão do STF criou uma vantagem para o produto importado e acirrou a competição com o produto nacional, o que será, segundo ele, corrigido pela medida provisória.
“A MP 668 resolve essa discrepância”, afirmou. 
 
A MP promove ainda uma importante modificação na Lei 10.865/04, pondo fim a uma disputa judicial entre algumas empresas e o fisco. As empresas que pagam PIS e Cofins pelo regime não cumulativo não poderão mais incluir, no ressarcimento do crédito a que têm direito, a alíquota adicional de um ponto percentual da Cofins-Importação que incide em diversos produtos importados. Até agora havia uma disputa judicial sobre a possibilidade de incluir esse adicional no crédito fiscal a que as companhias têm direito no regime não cumulativo. 
 
A medida provisória também revoga as multas de 50% para aquelas empresas que usaram esse mecanismo para pedir o ressarcimento e que foram autuadas pelo fisco. Pondo fim de vez ao litígio, a MP estabelece que, para calcular o crédito fiscal para ressarcimento, serão usadas as alíquotas previstas na medida provisória, acrescidas do valor do IPI vinculado à importação, quando ele integrar o custo de aquisição.
 
Tarciano Ricarto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100