Ministro da Educação deve se explicar na Câmara sobre falas preconceituosas contra crianças com deficiência

Rejane Dias preside a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Foto: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (24) uma Moção de Repúdio à declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, de que crianças com deficiência “atrapalham” o aprendizado de outros estudantes em sala de aula. O colegiado também aprovou requerimento convidando o titular do MEC para explicar o motivo da frase preconceituosa, ditas em entrevista à imprensa. As duas ações foram de iniciativa da deputada Rejane Dias (PT-PI), que preside o colegiado.

Com a aprovação da Moção de Repúdio, a parlamentar explicou que a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência deixa clara a sua reprovação às declarações “preconceituosas e repugnantes” do ministro Milton Ribeiro.

A fala do ministro foi encarada por especialistas em educação especial como uma tentativa de legitimar o decreto 10.502, da nova política de educação para alunos com deficiência do governo Bolsonaro, que já foi, inclusive, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal. O decreto prevê, entre outros pontos, o atendimento para pessoas com deficiência por meio de classes e instituições específicas.

Segundo especialistas, essa ação abre a possibilidade de que escolas convencionais não aceitem mais alunos com deficiência em seus quadros, contribuindo para a segregação dos estudantes.

A deputada Rejane Dias ressaltou que o convite é uma oportunidade para que o parlamento ouça do ministro sua opinião sobre a tentativa de desconstrução da inclusão educacional no País.

“É um insulto, uma ignorância sem precedente declarar que pessoas com deficiência “atrapalham” os demais alunos sem a mesma condição quando colocados na mesma sala de aula. É desconhecer o chão da sala de aula, é ignorar uma história de luta pela inclusão e pelo respeito às pessoas com deficiência. A estupidez do discurso da exclusão é nociva e desumana demais para os dias de hoje!”, disse Rejane Dias.

Histórico

Em entrevista ao programa “Sem Censura”, da TV Brasil, no último dia 9 de agosto, o ministro da Educação disse que era contra o “inclusivismo”. Segundo ele, crianças com deficiências “não aprendiam” e ainda “atrapalhavam” o aprendizado dos demais estudantes quando colocadas na mesma sala de aula.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex