A ministra da Igualdade Racial do governo Lula, Anielle Franco, esteve na Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (7/11) para se reunir com a Bancada Negra da Casa. Durante o encontro, a ministra ressaltou que esse foi um ano de estruturação e reestruturação de políticas de fortalecimento da população negra, como a nova Lei de Cotas, recentemente aprovada no Senado federal, e o Plano Juventude Negra Viva, organizado pelo ministério.
Após a reunião, a deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) apresentou dois de seus projetos de lei que visam combater o racismo, acolher vítimas do crime e enaltecer personalidades negras. “Falei para a ministra Anielle que precisamos aprovar o projeto de lei (PL 749/2023) que garante atendimento psicossocial imediato às vítimas de racismo, além de obrigar a participação dos agressores em programas de reeducação e conscientização sobre a diversidade sociocultural e étnico-racial brasileira”.
Lélia Gonzalez
A parlamentar também comentou a respeito do projeto (PL 3001/2023) que insere o nome da intelectual negra Lélia Gonzalez no livro de heróis e heroínas da pátria. “É importante que nossas crianças e jovens tenham referências de pessoas negras que as inspirem, transformando um imaginário que normalmente considera apenas pessoas brancas como heróis e heroínas”, apontou Denise Pessôa.
Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa