Numa iniciativa do deputado Marcon (PT-RS), entre outros parlamentares, a Comissão de Agricultura realiza nesta quarta-feira (29), às 14h, audiência pública para tratar de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam do emplacamento obrigatório de tratores, máquinas agrícolas e de pavimentação e guindastes a partir de 1° de junho de 2013.
Para Marcon, autor do requerimento para o debate, as resoluções trazem despesas para os agricultores do país. “Estou empenhado em buscar uma solução para estas resoluções que, da forma como estão colocadas, tornam-se um empecilho ao desenvolvimento da nossa agricultura. Existe hoje uma imensa frota de tratores no país que são fundamentais para a realização do trabalho na agricultura e estas duas resoluções prejudicam esse trabalho causando, antes de mais nada, insegurança e dúvidas entre os agricultores”, explicou o petista.
De acordo com o deputado Marcon, o custo estimado de emplacamento – fora os gastos com a adequação dos equipamentos de segurança – é entre R$ 800 e R$ 1,5 mil. “É um absurdo que os trabalhadores rurais tenham que arcar com estas despesas. Precisamos sim discutir normas de segurança para os trabalhadores rurais que utilizam esses maquinários porém esta não pode ser uma definição tomada pelo Contran sem a devida discussão com os trabalhadores”, disse.
Gizele Benitz