Parlamentares foram recebidos pelo presidente Lula para buscar apoio ao setor.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira foi recebida pelo presidente Lula, nessa quarta-feira (20/3), no Palácio do Planalto, para debater a retomada da indústria naval no país. Segundo o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), presidente da Frente, na reunião, que durou uma hora e meia, o presidente Lula reafirmou o compromisso com a retomada da indústria naval no Brasil.
Segundo o parlamentar, Lula informou que o governo federal já tem um acúmulo sobre o tema e está discutindo todas as alternativas para que a indústria naval volte a construir no país com força, gerando emprego e renda de qualidade. O presidente também disse que vai pedir que a Petrobras avance no tema da indústria.
“Foi uma reunião muito produtiva, onde pudemos apresentar os pontos que achamos necessários para avançar nas políticas públicas para fortalecer e impulsionar o setor naval brasileiro. As propostas são resultado dos debates que fizemos ao longo de 2023 pela Frente Parlamentar e que envolveu, além de deputados, representantes dos trabalhadores e da indústria”, disse Lindenmeyer ao final do encontro.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Alexandre Lindenmeyer (@alexandre.lindenmeyer)
Medidas
Entre as medidas apresentadas pela Frente Parlamentar ao presidente Lula para colaborar com a retomada da indústria naval estão a obrigatoriedade de conteúdo local, penalidade para o não cumprimento de conteúdo local, financiamento através do Fundo de Marinha Mercante (FMM) e bancos de fomento como o BNDES, fundo garantidor e incentivos, desoneração da folha para o setor naval e marítimo e revisão de impostos de importação de navios.
“Saí daqui com a certeza de que vamos retomar a indústria naval, porque essa é uma prioridade do Lula”, comemorou o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e a deputada estadual Verônica Lima (PT), presidente da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, também saíram otimistas do encontro.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Alexandre Lindenmeyer (@alexandre.lindenmeyer)
Estaleiros
O presidente da Frente Parlamentar na Assembleia do Rio Grande do Sul, deputado estadual Miguel Rossetto (PT), comemorou a decisão política do governo e lembrou que o RS tem grandes estaleiros prontos para operar e mão de obra qualificada. Também participaram da audiência com Lula, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o vice-presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Carlos Veras (PT-PE), o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, representantes da FUP, Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), Sinaval. “Saímos convencidos de que a indústria será retomada e que os empregos voltarão, do Rio Grande até o norte do Brasil”, declararam.
Assessoria de Comunicação deputado Alexandre Lindenmeyer