Luizianne requer do ministro da Saúde informações sobre vacinação de pessoas vivendo com HIV/Aids

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) - Foto- Gustavo Bezerra/Arquivo

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) apresentou Requerimento de Informação (RIC nº 1294/2021) para que a Câmara solicite do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dados acerca da vacinação de pessoas vivendo com HIV/Aids. A parlamentar quer também informações sobre as ações que têm sido realizadas para prevenção, melhoria da qualidade de vida e combate à discriminação e o preconceito sofrido por essas pessoas.

A proposta apresentada pela deputada se justifica após divulgação recente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de vídeo contendo fake news sobre a existência de relatórios oficiais do Reino Unido, que teriam sugerido que pessoas totalmente vacinadas estariam desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids). “Muito mais rápido do que o previsto”, nas palavras dele.

O vídeo, inclusive, foi retirado das redes sociais da Internet por conter informação falsa sobre a Covid-FC amedronta e desestimula a população para o uso eficaz das diversas vacinas. A declaração reforça ainda mais os estigmas criados em torno da população vivendo com HIV, põem vidas em perigo e abdica do principal trunfo contra o Covid-19: a vacinação”, afirma o texto do requerimento.

O documento solicita as seguintes informações ao ministro da Saúde:

  1. Qual o posicionamento oficial do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra covid-19 de pessoas vivendo com HIV/Aids?
  2. Quais as ações desenvolvidas pelo Ministério com relação à garantia da terceira dose da vacina contra covid-19 para pessoas que vivem com HIV/Aids?
  3. Que ações efetivas de prevenção ao HIV/Aids o Ministério tem realizado?
  4. Quais as políticas adotadas nesse governo para melhoraria da qualidade de vida, combate à discriminação e ao preconceito de pessoas que vivem com HIV/Aids?

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também