Luizianne preside CDHMIR e reforça importância da igualdade racial

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) - Foto Will Shutter - Câmara dos Deputados

Em 2023, a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara (CDHMIR). Criada em 1995, a comissão, neste novo momento, passou a incluir a expressão “Igualdade Racial”, reforçando a importância do tema. “Assumi a presidência da comissão ressaltando que o termo Igualdade Racial foi incorporado agora. É um momento ímpar, histórico, comemorou.

A CDHMIR está atenta às diversas violações que acontecem, “para que a gente possa debater e cobras as autoridades”, afirmou a deputada Luizianne. A composição da Mesa Diretora da CDHMIR também é inédita na história da comissão. Além de ser uma mesa de deputadas, as três vice-presidentes são mulheres negras: Erika Hilton (PSOL-SP), Jack Rocha (PT-ES) e Daiana Santos (PCdoB-RS).

Produção legislativa

Ao todo, a presidente da CDHMIR participou de 28 audiências públicas, 88 reuniões e presidiu 11 sessões deliberativas, para a aprovação de requerimentos do colegiado. Vale ressaltar a realização da Jornada de Direitos Humanos com a Sociedade Civil e

a audiência pública para debater Lei Dandara/Enfrentamento à LGBTfobia (PL 7.292/2017), PL de autoria de Luizianne.

Economia do Cuidado

Destaque da atuação legislativa da deputada Luizianne em 2023, a economia do cuidado, tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), está disposta no projeto de lei (PL 638/2019), de sua autoria. A proposição estabelece a inclusão da economia do cuidado no Sistema de Contas Nacionais, para a definição e implementação de políticas públicas, para aferição do desenvolvimento econômico e social do País para a definição e implementação de políticas públicas.

A inclusão da economia do cuidado servirá para o fornecimento de elementos e subsídios de programas que visem a promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias sobre a participação das mulheres no mundo do trabalho.

A Economia do Cuidado faz referência ao trabalho não remunerado que se realiza em casa, relacionado com a manutenção da habitação, com os cuidados a outras pessoas da casa, da família ou da comunidade, e de manutenção e viabilização da força de trabalho remunerado fora do ambiente doméstico.

“São milhões de pessoas, principalmente mulheres, que são invisibilizadas em um trabalho que exige muito esforço e que também move a economia do nosso país. A economia do cuidado precisa ser valorizada. Na CDHMIR, aprovamos R$ 2,7 bilhões em emenda para Plano Plurianual Participativo destinados à Política de Nacional de Cuidados’.

Assessoria de Comunicação deputada Luizianne Lins

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex