Líderes defendem aprovação de MPs para retomada do crescimento sem retirada de direitos dos trabalhadores

JoseGSibaM04052015

O Plenário da Câmara dos Deputados começa a apreciar nesta semana as duas medidas provisórias (MP 664/14 e MP 665/14) que tratam do ajuste econômico e que são fundamentais para o País. “São ajustes necessários para o equilíbrio das contas públicas e para a retomada do crescimento, com geração de emprego e renda”, afirmou o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

A MP 665, que faz ajustes nas regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao benefício para o pescador artesanal, já tranca a pauta do Plenário e é o primeiro item da pauta desta terça-feira (5). O texto do relator da matéria, senador Paulo Rocha (PT-PA), foi aprovado na última semana pela comissão mista que analisou a medida. Já a MP 664/14, que dispõe sobre as regras para concessão do auxílio doença e pensão por morte, deverá ser votada nesta terça-feira pela comissão mista, e na quarta-feira (6) em plenário. A medida é relatada pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

O líder José Guimarães está confiante na aprovação das duas medidas provisórias. “Estou seguro de que o plenário vai aprovar essas medidas essenciais para o ajuste econômico que estão dentro do esforço geral que a presidente Dilma vem fazendo para garantir a retomada do crescimento”, afirmou. Guimarães acrescentou que a base aliada dará uma “demonstração de unidade” votando junto com o governo e destacou que o PT será “decisivo e o protagonista” na defesa das medidas.

“Sei do protagonismo do PT até porque 90% das emendas apresentadas pelos deputados do partido foram acatadas pelos relatores, em negociação com o governo”, explicou Guimarães. Ele fez questão de enfatizar que os debates ocorridos no Congresso Nacional, inclusive com a participação de ministros da equipe econômica e da Previdência Social, trouxeram avanços para as propostas originais do governo. “E o principal, elas não retiram nenhum direito, nenhuma conquistas da CLT, diferentemente do PL 4330/04 (da terceirização)”, frisou.

Bancada do PT – O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), também fez questão de destacar a importância das medidas para o equilíbrio da economia brasileira e para a retomada do crescimento, “mas sem prejuízo para os trabalhadores”. Ele anunciou que a bancada faz reunião nesta terça-feira (5), com a participação dos relatores e presidentes das comissões mistas que analisaram as medidas provisórias. “A nossa bancada está prontíssima para votar a MP 665 e se possível a 664 já na quarta-feira (6). Os principais pontos de dúvidas já foram esclarecidos e, se ainda tiver alguma questão pendente, teremos tempo para corrigir”, afirmou. A reunião da bancada está marcada para as 12h, no plenário 13.

Os líderes do Governo e do PT finalizaram destacando o papel decisivo que a Câmara terá nesta semana aprovando o ajuste econômico. “O que está em jogo é a economia brasileira. As medidas que vamos votar corrigem distorções e aperfeiçoam regras, mas não tiram direitos”, afirmou Guimarães. “Ficam mantidos o seguro-desemprego, o seguro-defeso, pensão por morte, auxílio-doença, abono salarial”, completou Sibá Machado.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex