O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), protocolou nesta quarta-feira (2) um Requerimento de Informação junto à Mesa Diretora da Casa – baseado na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) – para esclarecer se houve ou não uma conversa do presidente Jair Bolsonaro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no último domingo (27). Em entrevista coletiva no Guarujá (SP), Bolsonaro afirmou que teria conversado “por duas horas” com o líder russo. Após a repercussão do fato, a suposta conversa foi negada nas redes sociais do presidente brasileiro, e também em nota do Itamaraty. A versão é que Bolsonaro teria se referido ao encontro ocorrido entre os dois em 16 de janeiro, em Moscou.
Duas horas de conversa
No requerimento, o líder petista pede que o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, esclareça a declaração feita por Bolsonaro no Forte dos Andradas (Guarujá/SP), no último domingo, quando ele disse que havia mantido “há pouco” uma conversa de “duas horas” com o presidente russo.
“O momento crítico que hoje desafias as relações internacionais – envolvendo a Rússia e a Ucrânia, como também interesses brasileiros e de outros países, além do futuro da própria ordem mundial – não nos permite incertezas ou pouca transparência quanto à condução da política externa pelo Senhor Presidente da República”, afirma Reginaldo Lopes na justificativa do requerimento.
Leia a íntegra do requerimento:
Héber Carvalho