Líder do PT cobra explicações da AGU sobre ação judicial contra cientistas e jornalistas que criticaram gestão de Ricardo Salles

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), protocolou nessa quarta-feira (25), requerimento de informação cobrando do Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, explicações sobre o uso da estrutura da Advocacia Geral da União (AGU) na defesa do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Segundo denúncia veiculada pelo Portal de notícias UOL, o órgão teria sido utilizado para representar o ministro de Bolsonaro em uma ação judicial contra dois cientistas e dois jornalistas que criticaram publicamente a gestão de Ricardo Salles na pasta do Meio Ambiente.

A reportagem veiculada pelo UOL afirma que foram interpelados judicialmente o coordenador do Observatório do Clima, Márcio Astrini; o pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Antônio Donato Nobre; e os jornalistas do jornal “O Estado de S. Paulo”, André Borges; e do site “O Antagonista”, Cedê Silva.

O parlamentar lembra que, embora a Advocacia-Geral da União alegue que esteja agindo de acordo com a lei (art.22 da Lei 9.028/95) ao representar judicialmente o ministro, esta mesma lei contém limitações definidas pelo próprio legislador da proposta. Entre outras definições, a Lei autoriza que o órgão faça a defesa de autoridades federais – entre eles titulares dos ministérios – “quando vítimas de crime, quanto a atos praticados no exercício de suas atribuições constitucionais, legais ou regulamentares, no interesse público, especialmente da União”.

De acordo com o líder do PT, diante das informações conhecidas até agora “pairam dúvidas acerca da adequação do uso da estrutura da AGU para representar o ministro Ricardo Salles”. “Precisamos ter certeza de que a advocacia pública não tenha sido utilizada indevidamente para interesse particular do atual Ministro do Meio Ambiente e ainda, de forma mais grave como sugerido pela reportagem, utilizar uma nobre instituição da República para silenciar críticos e opositores ao Governo”, afirma Enio Verri no requerimento.

Para averiguar em qual condição ocorreu essa defesa, o líder do PT solicitou ao dirigente do órgão cópia dos pedidos de representação feitos pela AGU em favor do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Veja a íntegra do requerimento:

RIC-1544-2020 (final)

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex