Os deputados petistas cearenses José Guimarães e José Airton Cirilo, classificaram como um “desrespeito à Constituição” e “uma farsa” o processo de impeachment que culminou com o julgamento da presidenta Dilma Rousseff, iniciado nesta segunda-feira (29) no Senado Federal. Os parlamentares também defenderam a honestidade e integridade da presidenta eleita pelo povo brasileiro e criticaram os políticos defensores do impeachment.
“Essa articulação conservadora e de direita, que quer afastar a presidente, é um desrespeito à maioria da população brasileira, aos 54 milhões de eleitores brasileiros (que elegeram Dilma) e principalmente uma afronta e um ataque à democracia. Esse golpe pode comprometer a construção democrática, que fizemos nos últimos anos. É uma mesquinharia dos golpistas que não podem e que não têm autoridade moral para cassar a presidenta Dilma”, acusou Guimarães.
Já o deputado José Airton disse que, além de afastar a presidenta Dilma, a tentativa de golpe visa enfraquecer a soberania nacional.
“É um dia triste da história do Brasil, que como diz: se repete com tragédia ou como farsa. Nesse caso, é uma farsa montada para tirar a presidenta Dilma e, principalmente, um projeto de nação que nós implementamos. As elites brasileiras, mais uma vez inconformadas com a soberania nacional, tramaram uma grande farsa para tirar do poder por meio de um golpe parlamentar uma mulher séria e honesta, eleita democraticamente pelos brasileiros”, explicou.
Cirilo disse ainda que ainda nutre esperança de que o Senado tenha “o mínimo de sensibilidade” para inocentar a presidenta Dilma Rousseff, e devolver o mandato conferido a ela pelo povo brasileiro.
“Não há fatos que justifiquem a medida extrema de se afastar uma presidenta da República, sobretudo uma presidenta correta e honrada. Nós esperamos que haja pelo menos um mínimo de sensibilidade da parte dos senadores, mas se isso não ocorrer, que a história possa julgar esses falsos moralistas que querem a qualquer custo fazer um julgamento sem o mínimo de fundamentação”, finalizou.
Héber Carvalho