José Ricardo defende que Fundeb seja garantido na Constituição

Da tribuna da Câmara, o deputado José Ricardo (PT-AM) repudiou mais um ataque do governo Bolsonaro à educação pública. “Desta vez, o ministro da Educação anunciou que também é contra o aumento de recursos para o ensino fundamental”, criticou o parlamentar. Ele aproveitou para defende a proposta de criação de um novo modelo permanente de Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), previsto na proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15), que tramita em comissão especial na Casa.

A proposta visa garantir a estrutura mínima para o ensino básico. “Se esse projeto não for aprovado, o Amazonas vai perder cerca R$ 22 bilhões em 10 anos, que deixarão de ser investidos na educação do estado”, alertou.

O Fundeb, que foi criado em 2007 pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), durante o governo Lula, para o pagamento dos salários de professores dos estados brasileiros e está garantido apenas até o ano que vem. Por isso, está em discussão no Congresso Nacional a possibilidade de torná-lo permanente, com direito constitucional.

No entanto, o deputado José Ricardo lembrou que o governo federal, por meio do ministro da Educação, além de realizar cortes de recursos para as universidades federais, escolas técnicas e instituições de pesquisas, também é contra a proposta de permanência do Fundeb, que acumula percentuais fixos da arrecadação de impostos dos estados e municípios, com acréscimo de 10% da contrapartida do governo federal.

“Esses 10% servem para completar com o orçamento dos estados e municípios que arrecadam menos, diminuindo assim as desigualdades regionais. Especialistas dizem que o valor é insuficiente e, por isso, alunos do Centro-Sul recebem mais verbas para educação pública do que os do Norte e Nordeste. Por isso, defendo a permanência do Fundeb ou algo similar, pois além de ser uma pauta de luta dos nossos professores do Amazonas, também contribui significativamente com a educação do estado”, reforçou.

Moção

O deputado criticou ainda o fato de o governo federal não estar cumprindo o Plano Nacional de Educação (PNE) e informou que durante a reunião da Comissão de Educação desta semana, subscreveu a Moção de Reconhecimento, de autoria da deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), ao trabalho desenvolvido na comissão especial que analisa a PEC do Fundeb, para que o fundo seja garantido de forma permanente na Constituição.

José Ricardo conclui relembrando que é autor da Lei Estadual Fundeb Transparente, que obriga a criação de portais de transparência na internet, detalhando onde estão sendo gastos os recursos federais que o estado e as prefeituras do Amazonas recebem.

Assessoria de Comunicação

Foto: Gabriel Paiva

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100