Jorge Solla alerta sobre risco para setor de saúde com retirada de pauta da PEC 01

jorgesolla gustavoB

O deputado Jorge Solla (PT-BA) chamou a atenção dos parlamentares em plenário para a gravidade da retirada de pauta da proposta de emenda à Constituição (PEC 01/15) que estabelece os percentuais de financiamento da área da saúde por parte da União. A proposta foi votada em primeiro turno no fim de março, após ampla negociação entre o governo legítimo da presidenta Dilma Rousseff, os parlamentares e com a sociedade civil.

Porém, dias depois, com a iminência do golpe e com a possibilidade da ascensão de um governo ilegítimo ao Planalto, o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, adiantou que a decisão sobre os rumos da PEC seria tomada por um eventual governo que viesse a substituir Dilma.

“Após um acordo entre todos os líderes de todos os partidos, do governo e da oposição, coisa rara de acontecer nesta Casa, aprovamos a PEC em primeiro turno, e estava para ser votada em segundo turno. Com a votação do golpe aqui, acho que de repente a pancada na cabeça dos golpistas foi tão grande que não querem mais votar a PEC 01. Já tiraram da pauta”, protestou o deputado Jorge Solla.

O parlamentar disse ainda que integrantes da Comissão de Seguridade Social e Família visitaram nesta terça-feira o líder do Governo, deputado André Moura (PSC-SE), para pedir a inclusão da PEC na pauta para votação em segundo turno. “Ele não aceitou colocar em votação esta semana. Disse que não vai colocar em votação na semana que vem e que vai tentar convencer o governo a aceitar que entre em votação a PEC 01”, completou Solla.

A atitude do governo golpista caminha na contramão de tudo o que os movimentos sociais reivindicaram em quase 28 anos de Constituição. A luta história era para que o Congresso fixasse um percentual de financiamento por parte da União que fosse capaz de sustentar as ações de saúde, já que a maioria dos municípios excedeu há muito tempo sua capacidade de financiar essas ações. A PEC 01 veio para atender a essa reivindicação.

No entanto, em vez de aumentar o orçamento da saúde, o governo interino e golpista de Temer, está reduzindo gastos com uma área que lida diretamente com vidas. “Sabe o que eles vão mandar para cá? Uma PEC para criar um teto de gastos públicos para proibir que se gaste mais do que se gastou no ano anterior com a reposição da inflação na saúde, na educação. Isso é um absurdo. Este governo golpista vai destruir o Sistema Único de Saúde, vai destruir o financiamento de um patrimônio tão importante, como é a saúde da nossa população. Isso significa retirar elementos essenciais para manter e preservar a vida”, denunciou.

PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex