Jilmar Tatto apresenta projeto que institui o Programa Tarifa Zero

Deputado Jilmar Tatto (SP) Foto: Gabriel Paiva

O deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) apresentou nessa terça-feira (21) na Câmara Federal, projeto de Lei (1280/2023) que institui o Programa Tarifa Zero, autorizando os municípios a ofertar transporte público gratuito para trabalhadores e trabalhadoras na cidade em que residem.

O financiamento dessa política se dará através de um fundo composto com recursos provenientes do vale-transporte pago por empregadores, tanto por empresas e pessoas físicas. “O VT como funciona hoje, é um mecanismo ultrapassado, que premia a contratação de pessoas que não usam transporte público, dificultando o acesso ao trabalho daquelas que não têm veículo e moram longe. Precisamos de políticas que invertam essa lógica”, explica o parlamentar.

Garantia de transporte público

De acordo com a proposta, o empregador repassa integralmente o recurso para o município, sem cobrar percentual algum dos funcionários. A administração municipal fica responsável por garantir transporte público para trabalhadores e trabalhadoras todos os dias da semana, sem limitação de viagens.

Para Tatto, a Tarifa Zero é uma ideia que vai além da questão de mobilidade, abarcando questões de democratização dos espaços públicos e aquecimento do comércio. “Além de garantir acesso de todas as pessoas ao trabalho, também tem um retorno econômico através da injeção do recurso que o funcionário ganha ao não ter mais o desconto de 6% do salário destinado ao VT”.

“A instituição da Tarifa Zero enquanto política pública demandará uma série de ações. Esse PL é apenas uma delas. Meu mandato será dedicado a debater, elaborar e propor projetos que torne possível a universalização do transporte gratuito de qualidade no Brasil”, conclui o deputado.

Sistema Único de Mobilidade Urbana

Nesta quarta-feira (22), Jilmar Tatto participou de forma remota do seminário “Tarifa Zero no transporte público: é possível?”, realizado pelo vereador Professor André Luís, da Câmara Municipal de Campo Grande (MS).

Além de explicar sobre o projeto apresentado na Câmara, o deputado paulista falou sobre a necessidade da criação de um Sistema Único de Mobilidade Urbana, que permita um maior compartilhamento de responsabilidades entre os entes federativos, em especial no cofinanciamento. “Precisamos para a Mobilidade e Transporte uma política nos moldes do SUS. E o Sistema Único de Mobilidade Urbana surge para fazer essa coordenação nacional de políticas, com mais participação da União e estados”.

 

Assessoria de Comunicação deputado Jilmar Tatto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex