Iriny quer igualdade de condições e de remuneração no serviço público

irinylopestribuna
 
A deputada Iriny Lopes (PT-ES) apresentou ontem projeto de lei (PL 7086/14) que dispõe sobre normas de equidade de gênero e raça, de igualdade das condições de trabalho, de oportunidade e de remuneração no serviço público. 
 
Dados de Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2007-2008, elaborado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontam que 20,6 milhões de pessoas ingressaram no mercado de trabalho de 1995 a 2006. Desse número, apenas 7,7 milhões eram brancos. O restante – 12,6 milhões de pessoas – eram pardas e pretas.
 
De acordo com a autora da proposta, a desigualdade de raça e a de gênero prevalecem. “O salário médio dos homens brancos em todo o País era 53% maior do que a remuneração obtida pelas mulheres brancas. O rendimento dos homens brancos era ainda 98,5% superior ao dos homens negros e pardos e 200% superior ao rendimento das mulheres negras”.
 
Uma pesquisa feita pela Internacional de Serviços Públicos (ISP Brasil), em 2006, evidencia que a luta é importante para trabalhadores dos setores públicos e privado. As demandas para políticas de igualdade de oportunidades são relevantes para todas as regiões do País e ocorrem de maneira mais perceptível no setor privado. O setor público enfrenta entraves burocráticos-políticos mais difíceis para consolidar políticas de inclusão.
 
Uma pesquisa realizada em 2004 por Lia Abramo para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) – Brasil pontua eixos estruturantes dos padrões de desigualdade e exclusão social. Segundo o estudo, é impossível entender a matriz da desigualdade social no Brasil sem considerar as suas dimensões de gênero e raça. É impossível alterar significativamente esse padrão de desigualdade e exclusão sem enfrentar simultaneamente as desigualdades e a discriminação de gênero e raça.
 
A deputada Iriny Lopes reforça que o “projeto pretende contribuir para a construção de políticas públicas inclusivas que efetivamente colaborem para a eliminação de toda e qualquer discriminação, seja de gênero, raça e etnia”.
 
 
Fonte: PT na Câmara com Agência Câmara 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex