Governo de Israel usa guerra para expulsar palestinos da Faixa de Gaza, denunciam petistas

Governo de extrema direita de Israel massacra povo palestino. Foto: Agência Wafa

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram a tribuna, nessa quarta-feira (21/2), para defender a fala do presidente Lula que condenou o genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza. Ao pedirem o fim da guerra – que já matou mais de 30 mil palestinos, em sua maioria crianças e mulheres, além de deixar mais de 70 mil pessoas feridas – eles denunciaram que o objetivo do Governo de Israel não é apenas exterminar o Hamas, mas sim, expulsar o povo palestino da Faixa de Gaza.

A deputada Reginete Bispo (PT-RS) disse ter orgulho do presidente Lula, que teve “coragem” de denunciar as “atrocidades” que estão sendo feitas na Faixa de Gaza. Ela destacou que a África do Sul pediu a condenação do Governo de Israel na Corte de Haia. “Por que será que o Brasil e a África do Sul se manifestam contra isso? Porque são dois países que passaram pelas atrocidades da dominação. A África do Sul, pelo apartheid. O governo africano diz que o que está sendo feito na Faixa de Gaza é pior do que o apartheid. E o Brasil tem um presidente que reconhece a dívida histórica que este País tem por ter escravizado, durante quase 4 séculos, mais de 10 milhões de negros e negras traficados do continente africano”.

Deputada Reginete Bispo. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A parlamentar lembrou que o governo brasileiro condenou o terrorismo praticado pelo Hamas e acusou o governo israelense de não se empenhar em prender o Hamas. “O que se vê é uma ocupação dos territórios da Palestina, porque Israel tem exército, tem inteligência para poder caçar o Hamas e não o faz”, denunciou Reginete.

 Expansão de território

O deputado Merlong Solano (PT-PI) apontou que os bombardeios além de destruírem casas, hospitais e escolas, também acabaram com toda a infraestrutura básica daquela região: as redes de abastecimento de água e as redes de energia. Ele apontou que o objetivo do governo de extrema direita é expandir seus territórios. “Vai ficando claro que o objetivo de Israel não é apenas exterminar o Hamas, é expulsar o povo palestino daquela faixa de terra e expandir ainda mais o território israelense, criando novos assentamentos. Israel está expulsando o povo palestino”.

Deputado Merlong Solano. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) se solidarizou com o presidente Lula, pediu o cessar-fogo em Gaza e disse que para ter direitos não é preciso guerra, mas sim diálogo. “Temos capacidade humana de dialogar sem ter que matar”.

Deputada Juliana Cardoso. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

 Omissão

Desde outubro do ano passado, o governo de extrema direita de Israel vem bombardeando casas de civis, hospitais e escolas. O deputado Patrus Ananias (PT-MG) afirmou que diante do genocídio contra os civis palestinos, não se pode ser “omisso”. “Diante das imagens televisivas, que, infelizmente, as nossas televisões não transmitem, diante daqueles atos, bombardeio a hospitais, bombardeio em escolas, crianças mortas, nós podemos permanecer omissos? É essa a pergunta que fica”.

Deputado Patrus Ananias. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

“É um regime que mata, que sequestra, que empilha e enterra cadáveres, não podemos ignorar isso. É preciso que nós tenhamos a dignidade de reconhecer que Israel está matando mulheres e crianças indefesas e colocando todos em uma situação de extermínio. Nós vamos continuar dizendo que é preciso que haja imediatamente um cessar-fogo, socorro às pessoas que precisam e que os responsáveis pelos crimes de guerra sejam punidos. O Brasil não vai se furtar a isso, como nunca se furtou”, afirmou o deputado Tadeu Veneri (PT-PR).

A deputada Erika Kokay (PT-DF) reafirmou que o que está acontecendo com o povo palestino é um genocídio. “Há um genocídio acontecendo na Faixa de Gaza. Um médico francês saiu de lá e disse que nunca tinha visto aquilo, e que a Faixa de Gaza se equipara ao Gueto de Varsóvia. Lula denunciou esse genocídio, que é desproporcional e desumano”.

Defensores do extermínio

Deputados da extrema direita brasileira têm atacado a fala do presidente Lula e ignoram os crimes que o governo israelense tem cometido. O deputado Alfredinho (PT-SP) lamentou que os deputados bolsonaristas defendam o “extermínio” que acontece em Gaza. “É normal 12 mil crianças estarem mortas, 9 mil mulheres estarem mortas? 100 jornalistas foram assassinados, 400 mil casas e 320 escolas foram destruídas, é normal? Estamos falando do extermínio que está acontecendo lá na Palestina, que vocês, bolsonaristas, têm a coragem de vir aqui e defender, que vocês, de forma apaixonada, vêm aqui e acham que é normal esses dados que eu falei”, questionou.

Deputado Alfredinho. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Alfredinho também acusou a imprensa brasileira de estar omitindo a realidade dos fatos. “A imprensa brasileira devia mostrar a realidade do que está acontecendo lá, porque mostram um pedacinho e não mostram tudo o que está acontecendo nessa situação”.

Solidariedade

Para o deputado Flávio Nogueira (PT-PI) nenhuma nação tem o direito de exterminar um povo para defender o seu Estado. Ele também recordou a solidariedade que os brasileiros sempre tiveram com os judeus. Embaixadores e Diplomatas brasileiros, como o embaixador Souza Dantas e a diplomata Aracy Guimarães Rosa, ajudaram judeus a fugirem da Alemanha para o Brasil para que “fossem livres da tortura do nazismo e pudesse, como pessoas humanas, serem livres de perseguição”.

Deputado Flávio Nogueira. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

“Nem isso os dignitários do Estado de Israel respeitaram. Não respeitaram o passado dos brasileiros e deturparam a palavra do presidente Lula. Não respeitaram Oswaldo Aranha, que criou, como Presidente da Assembleia Geral da ONU, o Estado de Israel. O chanceler de Israel disse que Lula havia cuspido no povo judeu. Quem cuspiu foram eles, com as suas boçalidades, nas sepulturas de Oswaldo Aranha, de Souza Dantas e de Aracy Guimarães Rosa”,

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100