O Brasil foi escolhido pela Fifa como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio foi feito durante a madrugada desta sexta-feira (17/5), no Congresso da federação em Bangkok, na Tailândia.
Pela primeira vez na história a competição feminina será disputada na América do Sul. A deputada Ana Pimentel (PT-MG) comemorou a vitória e ressaltou que o Brasil está fazendo história para diminuir as desigualdades no esporte. “Celebramos as conquistas das mulheres no esporte, que têm superado barreiras e alcançado grandes feitos, como as atletas brasileiras vêm mostrando há tanto tempo”.
A parlamentar ressaltou que a escolha do Brasil dialoga com o compromisso do presidente Lula em combater a desigualdade de gênero no esporte e na sociedade. “Vamos seguir na luta para construir um legado de igualdade e diversidade, promovendo um futuro mais justo e inclusivo em todos os espaços”, afirmou Pimentel, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.
Leia Mais:
Reginete Bispo e Ana Pimentel aprovam moção de solidariedade às mulheres gaúchas
Incentivo
Para a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) essa conquista é um “ótimo” incentivo para meninas e mulheres que praticam esportes.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também comemorou e disse que o Rio Grande do Sul vai receber um dos jogos da Seleção Brasileira. “Vai ter jogo em Porto Alegre. Vamos ver nossa seleção brilhar em casa”.
Lula e o Futebol feminino
Desde a sua posse em 1º de janeiro de 2023, o presidente Lula tem se empenhado em diminuir as desigualdades no Brasil, em especial a de gênero. Com a recriação do Ministério do Esporte deu-se início aos debates para o fortalecimento do futebol feminino no Brasil. Uma de suas primeiras ações foi a recriação do Ministério do Esporte, iniciando debates importantes para o fortalecimento do futebol feminino no país.
Decreto
Em 31 de março de 2023, Lula assinou o Decreto nº 11.458/2023, que instituiu a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino.
A implementação dessa estratégia mostra o empenho do governo em desenvolver e fortalecer o esporte feminino no País.
Leia mais declarações:
Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – “ Momento histórico. Pela primeira vez o Brasil sediará a Copa do Mundo feminina de futebol. Vamos trabalhar muito para incentivar a valorização do futebol feminino e o combate às desigualdades no esporte”.
Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Que orgulho o Brasil ser escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027! Essa é uma grande conquista para o futebol feminino e um passo enorme para a representatividade das mulheres brasileiras no esporte. Vamos juntos mostrar ao mundo nossa garra e paixão pelo futebol”.
Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Histórico. O Brasil foi o escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027. Será o primeiro Mundial feminino na América do Sul”.
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) – “É oficial: O Brasil vai sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Parabéns ao presidente Lula e ao ministro do Esporte, André Fufuca, pela conquista histórica. Pela primeira vez, a América do Sul será palco do maior evento do futebol feminino. Vamos fazer história juntos”.
Deputado Padre João (PT-MG) – “Vamos fazer uma linda festa para receber essas guerreiras”.
Lorena Vale