Gleisi convoca reflexão e luta para eliminar a violência contra a mulher

Foto: Site do PT

Neste 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data se deve a uma convocação histórica iniciada em 1981 pelo movimento feminista latino-americano para marcar o assassinato das irmãs Mirabal, ocorrido na República Dominicana.

A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, destacou a importância da data e a necessidade da eliminação de toda violência contra as mulheres. De acordo com Gleisi, 45% das mulheres brasileiras estão submetidas à situação de violência, das quais 35% sofrem agressões semanalmente e uma mulher é estuprada a cada 8 minutos. Ouça em seu podcast, na Rádio PT, abaixo.

.

A história da data

As duas irmãs, Minerva e María Teresa, eram opositoras ao então ditador Rafael Trujillo, conhecido como El Jefe, e foram mortas pelo regime em 25 de novembro de 1960.

Em 1999, em homenagem à luta das irmãs Mirabal, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

A data serve para fortalecer e destacar as ações de repressão à violência contra as mulheres e a luta mundial pela sua erradicação.

Aqui no Brasil e em diversos países do mundo são realizadas manifestações e atos que marcam essas ações. Em Brasília foi convocada um ato para as 16 horas na Rodoviária do Plano Piloto.

O legado dos governos do Partido dos Trabalhadores

Durante o período em que o PT governou o país foram implementadas várias ações e projetos para combater a violência contra as mulheres e fortalecer a sua participação na sociedade e na política.

Com a implementação da Lei Maria da Penha, em 2006mais de 300 mil vidas de mulheres foram salvas e 100 mil mandados de prisão contra agressores foram expedidos, assim como a Lei do Feminicídio, em 2015, que transformou o homicídio contra a mulher em crime hediondo sujeito a penas maiores.

A criação da Casa da Mulher Brasileira, em2014, que reuniu serviços necessários à interrupção da violência, com atendimento humanizado, inclusive com alojamento temporário e atenção psicossocial. Foram entregues 2 unidades (DF e MS) e estavam com inauguração prevista, ainda para 2016, outras 6 (BA, CE, MA, PR, SP e RR).

Também foram criadas Unidades Móveis de Combate à Violência, quando foram entregues 54 unidades, duas para cada estado, para levar esse serviço às áreas mais distantes. Em parceria com a Caixa, esse serviço chegou às mulheres ribeirinhas por meio de uma agência-barco.

Também foi criada a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 (2005) – transformada em Disque-Denúncia, que em dez anos atendeu a quase cinco milhões de mulheres. E também foi implantado o atendimento especializado para brasileiras que vivem no exterior, que chegou a 13 países.

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex