A Comissão de Educação da Câmara realizará a palestra: Os Sete Pecados Capitais e as Virtudes da Educação. A explanação será proferida pelo professor e pós-doutor em Filosofia, Gabriel Perissé, na quarta-feira (13), às 9h, e discorre sobre os valores ensinados ou praticados na escola. A iniciativa do debate é das deputadas Iara Bernardi (PT-SP) e Fátima Bezerra (PT-RN). A Frente Parlamentar da Educação também promove o evento.
Em uma breve reflexão sobre os pecados capitais, o palestrante se vale da definição teológica de pecado como ofensa, para se referir, de modo ampliado, às falhas que são cometidas no campo da educação. Tais pecados são contrastados com as virtudes da educação.
Para o autor, toda virtude é a encarnação de valores. Ele afirma que “virtude é a força despertada para realizar o bem, e realizá-lo do melhor modo possível, para além dos belos discursos ou dos pronunciamentos demagógicos”.
O professor, filósofo e escritor apresenta os pecados numa perspectiva de reencontrar a virtude. Assim, ele menciona os pecados geradores de outros pecados e vícios: a inveja pode gerar a vingança e a maledicência; a gula pode conduzir à mentira e ao esbanjamento; a avareza é porta aberta para o roubo e para o assassinato; a ira imagina insultos, calúnias e crueldades; a preguiça facilita todas as omissões e provoca ondas de pessimismo; a luxúria homenageia o egoísmo em suas mil faces; a soberba promove a arrogância, as perseguições e deflagra a guerra.
Ele conclui que os sete pecados capitais são o ponto de partida para percebermos o que vai mal e nos tornarmos pela força da virtude melhores do que temos sido. Os pecados são apresentados pelo autor a partir de imagens de obras de Arte Clássica.
A palestra será transmitida pela TV câmara ao vivo das 9h às 10h. A palestra poderá compor a publicação Educação em Debate – 2014 ,uma publicação do Ciclo de Debates da Frente Parlamentar da Educação, em parceria com o SESC, SENAC, CNC e a Comissão de Educação.
Para a deputada Iara Bernardi, a palestra deverá “contribuir para o debate que o colegiado vem realizando sobre o resgate e o ensino de valores na escola brasileira”.
AP com PT na Cãmara