Frentes e entidades divulgam manifesto em defesa de orçamento justo para a educação

Frentes parlamentares e entidades que militam pela educação pública no País divulgaram nesta semana, manifesto em defesa da educação como direito público. Segundo o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), que coordena o Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional, no dia 18 haverá o Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação, a partir das 18h.

Veja a íntegra do manifesto:

MANIFESTO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO

Frentes Parlamentares do Congresso Nacional ligadas à Educação e entidades da área vêm a público manifestar preocupação com todas as iniciativas que visem desestabilizar o funcionamento das instituições de ensino, sejam elas de cunho orçamentário, ou em formato de ofensas à legislação que as orientam.

A perspectiva de corte de R$ 1.882 bilhão no orçamento das chamadas despesas discricionárias para a educação, que envolvem o custeio e os investimentos, chama a atenção, sobretudo em um momento como o atual.

As duas agências de fomento da pesquisa no Brasil, CNPq e Capes, estão com seus orçamentos dependentes de créditos suplementares, o que pode comprometer o pagamento das bolsas em 2021. Além disso, não há espaço para a abertura de novas bolsas e os recursos de fomento, fundamentais para a estruturação das pesquisas, seguem em vertiginosa queda.

Da mesma maneira que a educação liberta, o investimento em pesquisa, em ciência e tecnologia salva vidas. Tanto a produção de álcool líquido ou em gel e de máscaras de proteção – muitas delas já produzidas em impressoras 3D – quanto de respiradores, dependem de um comprometimento estatal muito grande. Assim é com o monitoramento do vírus e com os estudos que envolvem a tão aguardada vacina, para ficarmos apenas nesses exemplos.

Para o pós-pandemia, é inimaginável abrir mão de recursos que servirão para a reconstrução do país e para atender as demandas dos estudantes brasileiros já tão prejudicadas por esse ano letivo atípico.

A vitória recente da histórica aprovação do Novo Fundeb no Congresso Nacional não nos permite descuidos na defesa da educação. No ano de 2019, estudantes das universidades, dos institutos federais e secundaristas foram às ruas de todo o Brasil insatisfeitos com a notícia dos cortes e contingenciamentos. Eles encabeçaram a luta pela permanência do orçamento e essa luta deve servir de inspiração para toda a sociedade.

Além de um orçamento justo para a pasta da educação, defendemos a autonomia universitária e a dos institutos federais, com a nomeação dos reitores eleitos em processo democrático e dos concursados.

Faz-se necessária a imediata instalação da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional para discutir os recursos para a Educação para 2021 e de uma Comissão-Geral no Parlamento brasileiro para tratar o tema.

É imperioso investir, de maneira incisiva, na educação brasileira e garantir a valorização das universidades e institutos federais, de professores e técnicos e dos programas de permanência e assistência estudantil. É preciso, inclusive, ampliar esses investimentos para garantir conhecimento, ensino e desenvolvimento em favor da vida dos brasileiros e das brasileiras. Esse investimento é mais do que necessário também para a saúde pública, pois nas universidades estão 45 hospitais universitários que também fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Muitos deles são considerados os maiores e os melhores hospitais do sistema, onde- além do atendimento à população- desenvolvem, através das pesquisas, novos procedimentos, novas tecnologias e inovações.

Um país que não fomenta a pesquisa e o ensino universal, não investe em ciência e tecnologia e não valoriza os profissionais de educação, é um país que não pensa em seu futuro.

Conclamamos a sociedade brasileira, as instituições, os entes federados e os poderes constitucionais para que firmem um pacto e tenham na educação, e no compromisso com a garantia de recursos justos para a área, um valor inegociável. Quem ganhará é o Brasil.

As seguintes frentes parlamentares e as seguintes entidades assinam este manifesto e convidam todas e todos a participarem do Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação no dia 17/09/2020, às 18h.

Frentes:

– Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais;

– Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação;

– Frente Parlamentar de Apoio aos Profissionais de Classe;

– Frente Parlamentar de apoio aos Conselhos Profissionais;

– Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais;

– Frente Parlamentar Mista da Educação;

-Frente Parlamentar em Defesa do Plano Nacional de Educação;

– Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos;

– Frente Parlamentar Mista em Defesa das Organizações da Sociedade Civil;

– Frente Parlamentar Mista em Apoio aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável da ONU;

– Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente;

– Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina;

– Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura;

– Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua;

– Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana

 

Entidades:

-ANPEd – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação;

-Conif – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;

– Atens-SN- Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das IFES;

-FNPE – Fórum Nacional Popular de Educação;

-Fasubra- Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil;

-Proifes – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico Técnico e Tecnológico

-Observatório do Conhecimento;

-SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência;

-Fenet – Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico;

– UNE- União Nacional dos Estudantes;

– Ubes – União Brasileira de Estudantes Secundaristas;

– Sinasefe – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica;

– ANPG – Associação Nacional dos Pós-Graduandos;

– CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras;

– ABdC – Associação Brasileira de Currículo;

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100