“Acredito que o fortalecimento da indústria naval brasileira deve estar no centro de uma política de reindustrialização do Brasil, fundamental para o reposicionamento da nação na nova ordem econômica mundial”. A afirmação é do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), que no início do seu primeiro ano de mandato na Câmara lançou a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira.
Ex-prefeito de Rio Grande, cidade no sul do Brasil que experimentou o momento pujante da economia com o polo naval, Lindenmeyer considera urgente ampliar os investimentos públicos e privados neste setor que tem potencial de gerar milhares de empregos. “A indústria naval demonstrou no passado recente a sua importância estratégica, sua capacidade de gerar empregos, ampliar a renda das famílias e alavancar o desenvolvimento socioeconômico”, salienta, ao lembrar que o melhor momento do setor naval no país foi justamente nos governos de Lula e Dilma.
Estratégica
Já nos primeiros meses de 2023, a retomada da indústria naval foi anunciada pelo presidente Lula como parte da estratégia para industrializar o Brasil. E a criação da Frente Parlamentar é fundamental para a retomada da política de valorização do conteúdo local, a mão de obra brasileira, buscar novas tecnologias e ampliar a capacidade de produção para movimentar diferentes segmentos de produtos e serviços. “Vamos incentivar o desenvolvimento do novo Brasil que estamos construindo com Lula, com mais trabalho, mais renda e bem-estar a todos e todas”, ressalta. A indústria naval brasileira desenvolvida, acrescenta Lindenmeyer, é fundamental para a soberania nacional.
Assessoria de Comunicação deputado Alexandre Lindenmeyer