O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) fez apelo ao Congresso nacional para derrubar o veto do presidente Bolsonaro ao projeto de lei – que tem coautoria dele -, que garante a distribuição de absorventes higiênicos para mais de seis milhões de mulheres de baixa renda nas escolas públicas, sistema prisional e em situação de rua.
“Com o veto, Bolsonaro tira a dignidade menstrual e o acesso a mais higiene durante o período da menstruação. Esse é mais um ataque covarde de Bolsonaro a esse público feminino que precisa dessa ajuda. Foi um projeto aprovado depois de muita repercussão positiva em todo o Brasil. Eu faço um apelo aos colegas senadores e deputados para que possamos derrubar o veto machista desse governo que não gosta de pobre”, disse.
Problema social
Frei Anastácio lembra que a aprovação do projeto de lei significa a garantia do fim da falta de acesso a produtos de higiene e riscos à saúde dessas mulheres. “Sabemos que muitas mulheres recorrem a soluções precárias e insalubres, já que não têm dinheiro para comprar absorvente, como por exemplo, miolo de pão, papel higiênico, pedaços de tecido e até folhas de jornais”, lamentou.
O parlamentar lembra que devido à pobreza menstrual, muitas jovens perdem dias letivos, chegando a abandonar os estudos por constrangimentos vividos. “É um problema social que precisa ser resolvido. Se Bolsonaro não tem compromisso em combater as desigualdades no país, o Congresso tem e nós vamos derrubar esse veto pela dignidade das mulheres”, concluiu.
Assessoria de Comunicação