O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) anunciou, na tribuna da Câmara, a realização do seminário “O Nordeste como Prioridade para o Desenvolvimento Nacional”, que acontecerá no Centro de Convenções, em João Pessoa, capital da Paraíba, nos dias 29 e 30 de junho, com participação de governadores, lideranças políticas, empresários, trabalhadores, acadêmicos e especialistas.
“Convido, portanto, meus ilustres pares, bem como todos os que sonham com um Nordeste rico e com um Brasil menos desigual, a participar desse importante evento que será sediado pela minha Paraíba. Vamos colocar o Nordeste no centro do debate nacional, especialmente neste ano de eleição, em que essa questão se faz relevante e inadiável”, disse Frei Anastácio, em seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (7).
O seminário será promovido pelo Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba. A programação consta de três conferências, oito mesas de debates e quatro painéis em torno de quatro eixos temáticos que apontam caminhos para o crescimento do Nordeste. 1º – Complementação e modernização da infraestrutura e dos serviços básicos; 2º – Educação, ciência e tecnologia; 3º – Contemporaneidade do setor produtivo integrado à economia nacional e 4º – Turismo de base natural e histórico-cultural.
A ideia é que o encontro ofereça oportunidade de reflexão, com respaldo técnico-científico, social e político, para que sejam debatidas tanto as dificuldades que impedem o progresso do Nordeste quanto às propostas de superação para essas dificuldades.
“É um evento que classifico de grande importância. Ele trará valorosa oportunidade de reflexão sobre a realidade socioeconômica do Nordeste, de modo a fornecer subsídios para um plano regional coerente e inovador de crescimento para o Nordeste e para o Brasil”, disse o deputado Frei Anastácio.
O parlamentar enfatizou que não é mais possível planejar o crescimento do Brasil sem encarar seriamente a questão da desigualdade socioeconômica regional. “Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a concentração de pessoas que vivem em situação de pobreza no Nordeste é a maior entre as cinco regiões brasileiras, o que equivale representa 47,9% da pobreza do País. Isso é muito preocupante”, destacou.
Economia do NE pode crescer acima da média nacional
O congressista argumentou que se o tamanho da miséria que aflige os nove estados nordestinos é imenso, igualmente notável é o potencial de crescimento da região. “É esse crescimento que o Poder Público precisa fomentar. É nele que é preciso investir”, apontou o parlamentar.
Um recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicado no segundo semestre de 2021, identificou que – num cenário otimista de retomada do crescimento no País –, a economia nordestina tende a crescer acima da média nacional. “A notícia é, sem dúvida, promissora. É preciso, no entanto, planejar esse crescimento, para que ele ocorra de forma equilibrada e sirva, de fato, à população nordestina que tanto sofre com a pobreza e a desigualdade”, enfatizou.
Frei Anastácio ressaltou ainda que a iniciativa do Fórum Celso Furtado deve oferecer contribuições efetivas para se planejar o progresso da região Nordeste e propor novos pilares para o desenvolvimentismo brasileiro. “A Região Nordeste deve assumir papel de protagonista no projeto de desenvolvimento do Brasil. Pensemos juntos, portanto, num modelo de desenvolvimento sustentável, includente, criativo, equânime, que faça da originalidade, da potência natural, da riqueza cultural e da força humana do Nordeste uma oportunidade de crescimento para todo o Brasil”, concluiu.
Da Assessoria Parlamentar