O deputado Francisco Chagas (PT-SP) defendeu em plenário a aprovação do PL 2126/11, que trata do Marco Civil da Internet. Ele acredita que esta seria uma resposta à questão da espionagem americana no Brasil. De acordo com o deputado, “trata-se de uma contribuição para aprimorar o debate sobre o tema da defesa nacional, suas vulnerabilidades e os avanços, desafio para o Brasil no século XXI”, disse.
O parlamentar petista também propõe mais investimentos na área da defesa. “Para enfrentarmos com menor vulnerabilidade situações como esta denunciada, da formação de toda uma grande rede mundial de espionagem, é necessário efetuarmos mais investimentos substanciais na área de defesa, com desenvolvimento tecnológico e científico, pois é o Brasil o país mais espionado da América Latina, conforme documentos coletados pelo ex-técnico da NSA, Edward Snowden”, frisou o petista.
É inadmissível, acrescentou Francisco Chagas, “que em nome da luta contra o terrorismo ou da sua segurança interna e de seus cidadãos, qualquer que seja o governo de qualquer país, se utilize deste tipo de artifício para atentar contra a privacidade dos cidadãos e instituições de outros países, passando por cima de todas as convenções da qual é signatário, e ainda, sem a menor consideração pelos tradicionais laços de amizade que unem os povos dos Estados Unidos da América e o Brasil”, afirmou o petista.
Gizele Benitz