Fórum Interconselhos: saiba o que é e para que serve

Primeira reunião do Fórum Interconselhos de 2023, em abril: retorno da sociedade na definição dos rumos do país Foto: Eduardo Menezes/Segov

Lula participou, nesta quarta-feira (30), da cerimônia de encerramento do III Fórum Interconselhos, instrumento de participação social recriado neste terceiro mandato do presidente. Mas você sabe o que é e para que serve esse fórum?

Bom, para entender o Fórum Interconselhos, é preciso antes saber o que é o Plano Plurianual. O PPA é  uma das três leis orçamentárias do Brasil. Mas, diferentemente da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual), ele não é elaborado todo ano, mas de quatro em quatro anos.

Assim, o PPA traz um planejamento a médio prazo para o país, definindo os eixos, as diretrizes e os objetivos estratégicos do governo para os próximos quatro anos, incluindo metas a ser alcançadas no período. Essa lei deve ser enviada, até 31 de agosto, no primeiro ano de um novo governo, para ser executada a partir do ano seguinte.

Elaboração e acompanhamento

Em 2011, o governo Dilma teve a ideia de criar uma forma de recolher as ideias da sociedade civil na elaboração e depois na fiscalização da execução do PPA 2012-2015. A ideia foi tão bem-sucedida que acabou premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 e repetida para a elaboração do PPA 2016-2019.

No entanto, com o golpe de 2016, o governo Temer extinguiu o Fórum, que só voltou a se reunir em abril de 2023, após ser recriado pelo presidente Lula. Nessa nova fase, o conselho reúne representantes do governo e de organizações da sociedade civil, sendo presidido pelo Presidente da República. 

Integram o Plenário 68 representantes de organizações da sociedade civil; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência; o Secretário-Executivo Adjunto da SG; o Secretário Nacional de Participação Social da SG; o Secretário Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da SG; e o Secretário Nacional de Juventude da Secretaria-Geral.

PPA Participativo

O objetivo do governo Lula é semelhante à ideia original: garantir que o PPA 2023-2026 seja elaborado a partir de contribuições da sociedade. Assim, foram realizados três encontros do fórum (em abril, julho e agosto) e 27 plenárias estaduais, uma em cada unidade da federação.

Uma novidade trazida pelo novo governo Lula foi o uso da plataforma digital Brasil Participativo, lançada para que qualquer brasileiro pudesse dar sua contribuição. Nos últimos meses, a plataforma somou 4 milhões de acessos e recebeu mais de 8 mil propostas.

Foi assim, em um diálogo constante entre governo e sociedade, que o governo Lula chegou ao PPA dos próximos quatro anos, que será enviado para análise do Congresso nesta quinta-feira (31). E, depois, o diálogo continuará, com a sociedade fazendo o papel de fiscalizadora da execução da lei. Afinal, como disse Lula, na cerimônia desta quarta-feira: “Um governo não sabe de tudo e não se faz sozinho”.

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100