Fontana quer ouvir ex-ministro da defesa e ex-comandantes das Forças Armadas sobre “demissão em massa”

O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) apresentou, nesta quarta-feira (31), requerimento para convidar o ex-ministro da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva, e os três comandantes das Forças Armadas afastados das suas funções nesta semana para uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara.

“Surpreendeu a sociedade e o Parlamento essa inédita troca, em período democrático, e há um rumor muito grande no País sobre o significado dessa “demissão em massa”. Seria de extrema relevância que a Comissão pudesse ouvi-los a fim apresentarem o balanço de suas gestões e, ainda, esclarecerem a respeito dessa saída coletiva do comando das Forças”, justificou Fontana, após muitas versões diferentes sobre os motivos e as circunstâncias da substituição terem sido divulgadas pela imprensa. Para o parlamentar, a renúncia da cúpula das Forças Armadas é muito preocupante para a estabilidade da democracia neste momento de escalada autoritária no País. “A saída dos oficiais, aparentemente não dispostos a entrar no jogo político de Jair Bolsonaro, acende mais um alerta para todos que defendem a democracia”, ressaltou.

Ao lado de Henrique Fontana, são coautores do requerimento os deputados Paulo Teixeira e *Joseildo Ramos (PT-BA), e a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC). O presidente da Comissão, deputado Aécio Neves (PSDB), comprometeu-se em incluir a votação do pedido de audiência na próxima reunião da CREDN.

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também