Fontana enfatiza importância do financiamento público de campanha

HENRIQUEFONTANA

O relator da Reforma Política e vice-líder do Governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), defendeu a necessidade de uma ampla reforma politica no País, com ênfase na adoção do financiamento público de campanha, fortalecimento dos partidos políticos, e maior participação popular na apresentação de projetos de lei e de Emendas Constitucionais. A declaração ocorreu no auditório da TV Câmara nesta quinta-feira (27), via gravação em vídeo, durante debate do Painel 190 anos, Parlamento e Povo – Construindo a Nação – que comemora os 190 anos do Parlamento brasileiro.

“Fazer a reforma política é um desafio muito difícil porque mexe com o sistema político de onde nasce todo o poder. E é esse poder (político) que define diversas questões do interesse do poder econômico”, explicou Fontana. De acordo com o deputado, a dificuldade em reformar o sistema político reside no fato de que muitos políticos se beneficiam com o atual modelo.

“Aqueles que hoje têm uma possibilidade maior de se eleger dentro do atual sistema, muito pautado pelo dinheiro e cada vez menos pautado pelas ideias, projetos e história de vida dos candidatos, não querem mudar nada”, acusa Henrique Fontana. Segundo ele, isso ocorre pelo fato de que o uso e o abuso do dinheiro “garante aos defensores do atual modelo uma possibilidade maior de vitória”, observou.

Por isso, segundo o parlamentar, aqueles que defendem uma política mais aberta à participação das pessoas que não tem acesso ao poder econômico defendem uma mudança estrutural com a adoção do financiamento público e exclusivo de campanha. “Defendo com muita convicção o financiamento público, com forte redução de gastos eleitorais, porque é do interesse da população. Uma política mais barata, em cima de projetos, programas e histórico dos candidatos é muito melhor para a tomada de decisões e solução dos problemas do País”, observou.

O deputado também defendeu mudanças na legislação que garantam maior participação popular. “Com emendas constitucionais que poderão ser assinadas digitalmente. Um setor que luta pela aprovação de uma lei na Câmara e no Senado, pode se organizar e coletar assinaturas de apoio ao projeto por meio digital via internet. Isto vai aproximar o parlamento da população, e vice versa, o que melhora evidentemente a politica”, apontou.

Também foram debatidos no evento temas como o fortalecimento dos partidos políticos, por meio de critérios mais rígidos de fidelidade partidária, e mudanças no modelo de voto e das eleições majoritárias e proporcionais.

O evento contou ainda com a participação da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fátima Anastasia; e do Consultor Legislativo da Câmara, Antônio Octávio Cintra.   

Heber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex